Respostas
Resposta:
A Operação Condor foi uma aliança entre as ditaduras militares que governavam os principais países da América do Sul para colaborar no combate aos seus opositores. Essa aliança contou com o apoio dos Estados Unidos, que permitiu a troca de informações entre os integrantes da operação para perseguir as pessoas que eram contrárias às ações desses governos ou teriam alguma ligação com o comunismo. Durante os anos 1970, a CIA, agência norte-americana de inteligência, coordenou as ações desses governos no combate aos seus adversários.
Explicação:
A Operação Condor surgiu nesse momento de enfrentamento entre os militares e seus opositores, principalmente aqueles que optaram pela luta armada como forma de combate. O nome da operação, “condor”, pode se referir à ave que se alimenta de cadáveres ou ser um neologismo de “com dor”, referindo-se a ações dolorosas contra os inimigos.
O combate àqueles que teriam ligações com a União Soviética ocorreria mediante a troca de informações entre os governos integrantes da operação. Além disso, os Estados Unidos ofereceram o serviço da Agência de Inteligência Americana (CIA) para investigar, perseguir e até mesmo matar os considerados inimigos pelos governos militares.