Respostas
Resposta:
existem protozoários ciliados, flagelados, rizópodos e esporozoários.
Explicação:
Os protozoários ciliados são aqueles que se locomovem por auxílio de estruturas denominadas de cílios, como o Paramecium.
Os flagelados, por sua vez, utilizam como meio de locomoção os flagelos, como é o caso do Tripanosoma cruzi, causador da doença de Chagas.
Protozoários que se movimentam com a ajuda de pseudópodes, que são prolongamentos citoplasmáticos que modificam a forma do corpo do organismo e promovem a locomoção. Esse grupo, do qual fazem parte as amebas, é chamado de rizópodos.
Os esporozoários, não apresentam nenhum tipo de estrutura locomotora e são levados, na forma de esporos, pelo ar, água e até mesmo por animais. Plasmodium vivax, responsável por provocar a malária.
Espero que tenha ajudado :)
Resposta:
A principal classificação é baseada no modo de locomoção, dando origem aos variados tipos de protozoários.
Eles são divididos em: sarcodíneos, ciliados, flagelados e esporozoários.
Sarcodíneos ou Rizópodos : São os protozoários que usam prolongamentos do citoplasma, chamados pseudópodes (falsos pés), para locomoção. Eles fazem parte do filo Rhizopoda.
Ciliados : Os protozoários ciliados pertencem ao filo Ciliophora e se locomovem por meio de filamentos curtos e numerosos, os cílios. A maioria desses organismos tem vida livre. Um caso interessante é a Vorticella, um ciliado séssil em formato de sino invertido com uma haste para se fixar a um substrato.
Flagelados ou Mastigóforos : Os protozoários flagelados pertencem ao filo Zoomastigophora. Eles se movimentam através de flagelos em forma de chicote. Alguns flagelados são sésseis e usam o flagelo para capturar moléculas de alimento. Eles podem viver sozinhos ou associados formando colônias.
Esporozoários : Os protozoários esporozoários pertencem ao filo Apicomplexa, eles não possuem estrutura locomotora. São exclusivamente espécies parasitas de seres humanos e de animais vertebrados e invertebrados. A reprodução ocorre através da alternância de gerações sexuada e assexuada e produção de esporos. Isso faz com que muitos esporozoários tenham ciclos de vida mais complexos.