A FASTEGGS realmente alterou sua produção de ovos para galinhas livres. Porém, não soube como comunicar e certificar essa mudança, causando uma crise de imagem para marca. Para fazer o gerenciamento dessa crise, o gestor da empresa contratou você, para garantir que a reputação da marca não seja prejudicada, pois foi construída ao longo de 30 anos.
Assim, você precisa sugerir à FASTEGGS os 3 primeiros passos mais apropriados para o gerenciamento dessa crise, conforme o contexto acima.
Respostas
Resposta:
Sabe-se que é extremamente importante que as empresas pensem em como lidar com as crises antes que elas aconteçam. Porém, esse não é o caso da FASTEGGS, e ela precisa gerenciar esta crise mesmo pega de surpresa. Para gerenciar uma crise, é preciso conhecer um conjunto de práticas de comunicação, que trabalham para minimizar os danos à reputação da empresa. Por isso, sugere-se que a FASTEGGS siga os seguintes passos:
a) Adotar uma postura de total transparência e colaboração com a imprensa. Informar sobre tudo que estiver comprovado, ao mesmo tempo se recusando a fazer qualquer especulação. Apesar das acusações, a FASTEGGS realmente produziu ovos de galinhas livres, devendo estar o mais aberta possível para esclarecer à imprensa e aos consumidores seu novo processo produtivo.
b) Demonstrar com falas e, principalmente, atitudes a contrição causada pelo acontecimento. Mesmo que a culpa da crise não tenha sido da FASTEGGS, ela está sendo tratada como culpada. Uma atitude que demonstraria essa contrição seria a retirada do produto lançado das lojas, até que a crise seja superada.
c) Em caso de explicações muito técnicas, é importante facilitar a comunicação das informações usando gráficos, fotos, computação gráfica, etc. Quanto melhor a compreensão da imprensa, menores os mal-entendidos.
Explicação: