• Matéria: História
  • Autor: dandarinhamalta
  • Perguntado 3 anos atrás

Na colonização da América portuguesa, coube à Igreja o papel de agente educacional e cultural. No que se refere ao trabalho junto aos povos indígenas, a Companhia de Jesus seguiu a diretriz de criar núcleos de evangelização isolados da sociedade colonial, que foram chamados de missões ou reduções. Nesses núcleos, as ordens religiosas se valeram de diferentes recursos para transmitir aos nativos os valores europeus e cristãos. Apesar do processo de aculturação vivido nas missões jesuíticas, muitos indígenas recorriam a esses lugares para:

a) conseguir moradia.
b) aprender a escrever.
c) fugir da escravização.
d) aceitar o cristianismo.​

Respostas

respondido por: fruutie
7

Resposta:

C) fugir da escravização.

Explicação (SAS):

Apesar de serem protagonistas de um processo de aculturação das sociedades nativas, os jesuítas se posicionavam contrariamente à escravização desses povos, pois entendiam que estes deveriam ser apenas convertidos ao cristianismo. Dessa forma, muitos nativos recorriam às missões jesuíticas para fugir de colonos que queriam escravizá-los. Na prática, as missões fizeram os indígenas trabalhar para os colonos em troca de quantias irrisórias.

espero ter ajudado<3 fiz o eureka e a resposta está correta!

bons estudos! :)

respondido por: malbuquerquemapa
1

Resposta: fugir da escravização.

Explicação: Apesar de serem protagonistas de um processo de aculturação das sociedades nativas, os jesuítas se posicionavam contrariamente à escravização desses povos, pois entendiam que estes deveriam ser apenas convertidos ao cristianismo. Dessa forma, muitos nativos recorriam às missões jesuíticas para fugir de colonos que queriam escravizá-los. Na prática, as missões fizeram os indígenas trabalhar para os colonos em troca de quantias irrisórias.

Perguntas similares