• Matéria: História
  • Autor: eugeniotoendepi1272
  • Perguntado 3 anos atrás

O mercantilismo surgiu entre os séculos XV e XVIII, no período que conhecemos como Idade Moderna. Ele é considerado um conjunto de práticas econômicas adotadas pelos estados nacionais, com o objetivo de acumular riqueza e dar poder ao rei. Os principais países representantes dessa prática foram Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Holanda. Uma das principais características do mercantilismo foi a intervenção do Estado nos assuntos econômicos. Sobre essa prática mercantilista, assinale a afirmativa correta. A) O rei deveria consultar o parlamento para tomar decisões com relação à economia. B) O monarca, assistido por seus conselheiros, decidia sobre o comércio, concedia os monopólios, estabelecia a moeda. C) O soberano juntamente com a nobreza feudal, decidiam sobre os impostos que deveriam ser cobrados da população. D) O rei determinava a criação de tarifas cobradas da nobreza feudal e também da Igreja. E) O monarca era controlado pela burguesia e criava leis.

Respostas

respondido por: glaucrivellari
1

Resposta:

B) O monarca, assistido por seus conselheiros, decidia sobre o comércio, concedia os monopólios, estabelecia a moeda

Explicação:

A) Criação de um Exército Nacional: Instrumento principal do processo de centralização política. Formado por mercenários, com a intenção de enfraquecer a nobreza e não armar os camponeses.

B) Controle do Legislativo: Todas as decisões do reino estavam controladas diretamente pelo rei, que possuía o direito de criar as leis.

C) Controle sobre a Justiça: Criação do Tribunal Real, sendo superior aos tribunais locais ( controlados pelo senhor feudal ).

D) Controle sobre as Finanças: intervenção na economia, mediante o monopólio da cunhagem de moedas, da padronização monetária, a cobrança de impostos, da criação de Companhias de Comércio e a imposição dos monopólios.

E) Burocracia Estatal: corpo de funcionários que auxilia na administração das obras públicas, fortalecimento o controle do Estado e, conseqüentemente , o poder real.

Perguntas similares