Paulo Freire é um educador da modernidade com os pés na contemporaneidade, como um educador da complexidade, dialoga teoricamente com diversas teorias e diferentes autores. Vinculado às suas discussões observa-se a presença de Marx, Edgard Morin, Maturana, entre outros. A essência da educação, para Paulo Freire, está assentada na vida, aprofundada na pesquisa que valoriza a cultura e critica a fragmentação do conhecimento. Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que corrobora as ideias acima expostas. A. Paulo Freire, por criticar a fragmentação do conhecimento, valorizava as diferentes correntes do conhecimento e criticava a dicotomia de muitas delas. B. O empirismo é o fundamento freireano de alfabetização na medida em que propõe aos alunos o reconhecimento do que o mundo oferece culturalmente. C. As reflexões a partir da teoria de Paulo Freire geraram muitas críticas porque o autor não diferenciava os fundamentos teóricos marxistas e empiristas. D. O domínio da ciência é amplo e cabe a cada teórico da educação delimitar o seu campo de análise na produção das bases sobre as quais as discussões acontecem. E. As teorias da modernidade precisavam ser reformuladas, por isso Paulo Freire buscava na contemporaneidade autores como Morin e Maturana, para dialogar com Marx.
eneidegoncalves:
A teoria de Paulo Freire apoiou-se em suas experiências e em outras teorias, tanto na modernidade, quanto na contemporaneidade
Respostas
respondido por:
0
Paulo Freire sempre buscou a contemporaneidade para inovar no processo educativo, mas ele sempre fez fortes criticas ao empirismo como forma de ensino e a produção de conhecimento de forma empírica (alternativa E).
Marx, Morin e Maturana foram alguns dos autores que Paulo Freire sempre citava e dava valor aos métodos educacionais.
O processo educativo sempre sofreu diversas mudança na humanidade, e continuará a mudar de acordo com as necessidades educacionais.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás