• Matéria: Português
  • Autor: crfpita
  • Perguntado 3 anos atrás

Aos afetos, e lágrimas derramadas na ausência da dama a quem queria bem
Ardor em firme Coração nascido; pranto por belos olhos derramado; incêndio em mares de água disfarçado; rio de neve em fogo convertido:
tu, que em um peito abrasas escondido; tu, que em um rosto corres desatado; quando fogo, em cristais aprisionado; quando cristal, em chamas derretido.
Se és fogo, como passas brandamente, se és neve, como queimas com porfia? Mas aí, que andou Amor em ti prudente!
Pois, para temperar a tirania,
como quis que aqui fosse a neve ardente, permitiu parecesse a chama fria. A expressão de ideias opostas é uma das marcas do Barroco que revela a contradição da vida humana. No poema lido anteriormente, quais são os elementos da natureza que se opõem e representam as contradições que o sentimento amoroso desperta no eu lírico?


matheusaugusto142324: É da Mace né

Respostas

respondido por: isabellyspeixoto
6

Resposta:

Fogo - Ardume

Água - Choro

respondido por: yuri14rodrigues
2

Os elementos da natureza que representam as contradições de sentimentos amorosos que o eu lírico expressa estão em "ardor" e "água", remetendo ao fogo e as lágrimas.

Os "afetos e lágrimas", fazendo uma relação de tristeza e de alegria, onde eu lírico se apresenta confuso.

Outro aspecto apresentado no poema está em "Se és fogo, como passas brandamente, se és neve, como queimas com porfia?", remetendo à paixão "fogo" e a tristeza da rejeição "neve", que pode machucar e até mesmo fazer com que o eu lírico "arda".

Se trata de um poema do período Barroco que demonstra aspectos dolorosos que envolvem o sentimento do amor na vida humana.

mais em https://brainly.com.br/tarefa/40332744

Anexos:
Perguntas similares