Qual é o lucro líquido da UNION obtev um total de vendas (receita bruta)de 30.000,00 obtive um total de 2.000,00 de reduções obteve um total de 20.000,00 com CMV obteve despesas o operacionais de 1.500,00 obtive despesas ñ operacionais de 400,00 tem que pagar 35% de IR sobre o lucro obtido
Respostas
Olha os comentarios pra aver a resposta toda
Explicação passo a passo:9 minutos de leitura
Um importante indicador financeiro que vem se destacando nas empresas e no mercado financeiro é o chamado EBITDA (lê-se “e-bit-da” ou “e-bi-da”). Em tradução direta para o português, podemos falar em LAJIDA.
Embora muitos gestores utilizem somente informações de lucros e prejuízos para conhecerem a saúde dos negócios, tais dados não são suficientes para entender o desenvolvimento financeiro do negócio como um todo e tampouco estabelecer projeções futuras.
É por isso que vários métodos e técnicas passaram a fazer parte do processo de gestão financeira e orçamentária das empresas, como forma de avaliar a produtividade e a eficiência dos processos e conhecer o real potencial de lucratividade do negócio.
Afinal, o que é EBITDA? Como é feito seu cálculo? Qual sua importância no processo de decisão? Vejamos com mais detalhes cada uma dessas informações e como sua empresa pode se beneficiar desse indicador. Acompanhe!
O que é EBITDA?
EBITDA é uma sigla para o termo em inglês “Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization” ou, em tradução direta, Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (LAJIDA).
Em uma visão geral, empresas utilizam as informações resultantes do cálculo do EBITDA para conhecer o desempenho dos negócios em termos próximos ao fluxo de caixa. Ou seja, é um importante instrumento gerencial que possibilita analisar o desempenho financeiro e não financeiro da empresa.
Planilha gratuita para cálculo do EBITDA
Como calcular o EBITDA?
O primeiro passo para calcular o EBITDA consiste em saber qual é o lucro operacional da empresa. O lucro operacional nada mais é que aquele lucro gerado pela receita operacional líquida descontando os custos, as despesas administrativas, comerciais e operacionais. Ou seja, exclui-se qualquer movimentação financeira e pagamento de impostos sobre o lucro.
Para que você entenda a estruturação do cálculo daqui por diante, vejamos a fórmula para se chegar ao EBITDA.
EBITDA = Lucro Operacional Antes do Imposto de Renda e Receitas/Despesa Financeira + Depreciação + Amortização
Assim, a primeira informação que devemos ter é o valor do lucro operacional. Para isso, é preciso subtrair, a partir da receita líquida, o custo das mercadorias vendidas (CMV) e as despesas operacionais.
Para o cálculo do EBITDA é necessário somar ao lucro operacional a amortização e a depreciação, inclusas nos custos e despesas operacionais.
Como assim?
A depreciação quantifica a perda produtiva de um determinado equipamento, seja pela ação do tempo ou desgaste, e isso é valor referente à própria produção e ao desempenho operacional. Assim, a depreciação representa a perda desse valor para a empresa, ou seja, não há um desembolso financeiro (efeito caixa).
Pode-se usar também, o lucro líquido e somar os Impostos sobre o Lucro, o Resultado Financeiro (Receitas Financeiras – Despesas Financeiras) e as Depreciações e Amortizações. Isso pois, como o próprio nome diz, o EBITDA é o lucro ANTES de tais despesas.