Respostas
Resposta:
Como era a sociedade colonial brasileira?
A sociedade colonial era escravista e baseada na economia latifundiária. A primeira cultura a render lucros foi a cana-de-açúcar. Durante o período da sociedade colonial, o Brasil se tornou o maior produtor e exportador de açúcar. ... A base da sociedade colonial brasileira era formada pelos negros escravos.
Principais características:
A população era formada por brancos (senhores de engenho), índios catequizados, negros africanos escravizados e mestiços. A sociedade colonial brasileira foi constituída em um modelo patriarcal, onde o homem não era somente o chefe de família, mas também o dono de tudo.
O que foi o sistema colonial Brasileiro?
Sistema colonial é o conjunto de relações de dominação e subordinação envolvendo metrópoles e colônias durante a época moderna. Relações mantidas entre áreas metropolitanas e áreas periféricas eram diretas e exclusivas.
Como era composto o Brasil colônia?
Para colonizar o Brasil e garantir a posse da terra, em 1534, a Coroa dividiu o território em 15 capitanias hereditárias. Estas eram imensos lotes de terra que se estendiam do litoral até o limite estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas.
Como podemos explicar as estruturas de poder na sociedade colonial?
Sendo proprietários de terras e de escravos, os patriarcas (chefes da família) detinham também grande poder econômico e político. Abaixo deles havia uma camada intermediária, composta de pessoas livres, como religiosos, feitores, capatazes, militares, comerciantes, artesãos e funcionários públicos.
Explicação:
Espero ter ajudado:) Bons estudos