ATIVIDADES 1- O que é um fossil? 2- Como se formam os fósseis? Em qual tipo de rochas eles são encontrados? De alguns exemplos de tipos de fossil e explique a importância desses registros 3- Explique o que são minerais e de alguns exemplos de sua utilização pelo ser humano. Em seguida, comente a extração de minerals no Brasil, destacando quais são os mais utilizados e quais os impactos ambientais da mineração. BOM ESTUDO!
Respostas
Resposta:
1-O que é um fossil?: Os fósseis são restos de seres vivos ou de evidências de suas atividades biológicas preservados em diversos materiais.
2-Como se formam os fósseis?: Os fósseis podem se formar de várias maneiras diferentes. No entanto, a maioria é formada através da petrificação. A petrificação ocorre quando uma planta ou animal morre em um ambiente aquoso e é enterrado na lama e no lodo. Os tecidos moles se decompõem rapidamente, deixando os ossos duros ou as conchas para trás.
Onde são encontrados?: Os fósseis são encontrados nas rochas sedimentares, rochas formadas a partir de sedimentos (fragmentos de outras rochas) que são transportados através de agentes como vento e rios e se depositam em um determinado local.
*De alguns exemplos de tipos de fossil e explique a importância desses registros: Existem dois principais tipos de fósseis: os somatofósseis e os icnofósseis. Os somatofósseis são os restos orgânicos dos fósseis conservados. Os fósseis guardam importantes informações sobre as formas de vida que eram encontradas em determinada época e como a evolução atuou nesses organismos. Além disso, com um estudo detalhado dos fósseis, podemos descobrir como era o planeta há milhões de anos, como era a atmosfera, se aquele local era um rio ou mar, entre outras inferências. Economicamente, os fósseis são usados principalmente na indústria do petróleo e do carvão.
3-Explique o que são minerais e de alguns exemplos de sua utilização pelo ser humano: Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem. Exemplos de Utilização: Os minerais nos fornecem os metais, indispensáveis à fabricação tanto de coisas enormes, como aviões, quanto daquelas minúsculas, como alfinetes, clipes ou percevejos. Cálcio, enxofre, o flúor (o mesmo da pasta de dentes), boro e bismuto (também presentes em tintas e esmaltes), bromo (que também é usado na fotografia e em inseticidas), magnésio, iodo e mercúrio são apenas alguns dos exemplos de minerais presentes em medicamentos.
Em seguida, comente a extração de minerals no Brasil, destacando quais são os mais utilizados e quais os impactos ambientais da mineração: A extração de minerais metálicos no Brasil concentra-se principalmente em Minas Gerais, Goiás, Pará, Mato Grosso, Rondônia, Bahia e São Paulo. O extrativismo mineral no país ocorre basicamente nas áreas de escudos cristalinos, que correspondem aos cinturões orogênicos e às intrusões ígneas do período Pré-Cambriano. Quais são os mais utilizados: Ferro, Alumínio, Manganês, Cromo, Nióbio. Quais os impactos ambientais da mineração: Os impactos ambientais da mineração afetam os ambientes hidrológicos, atmosféricos, além da biosfera, dos solos e das formas de relevo. Os impactos ambientais da mineração são diversos e apresentam-se em diversas escalas: desde problemas locais específicos até alterações biológicas, geomorfológicas, hídricas e atmosféricas de grandes proporções. Portanto, conhecer esses problemas causados e a minimização de seus efeitos é de grande necessidade para garantir a preservação dos ambientes naturais.
Entre as principais alterações nas paisagens e os impactos gerados pela mineração, podemos destacar:
Remoção da vegetação em todas as áreas de extração;
Poluição dos recursos hídricos (superficiais e subterrâneos) pelos produtos químicos utilizados na extração de minérios;
Contaminação dos solos por elementos tóxicos;
Proliferação de processos erosivos, sobretudo em minas antigas ou desativadas que não foram reparadas pelas empresas mineradoras;
Sedimentação e poluição de rios pelo descarte indevido do material produzido não aproveitado (rochas, minerais e equipamentos danificados);
Poluição do ar a partir da queima ao ar livre de mercúrio (muito utilizado na extração de vários tipos de minérios);
Mortandade de peixes em áreas de rios poluídos pelos elementos químicos oriundos de minas;
Evasão forçada de animais silvestres previamente existentes na área de extração mineral;
Poluição sonora gerada em ambientes e cidades localizados no entorno das instalações, embora a legislação vigente limite a extração mineral em áreas urbanas atualmente;
Contaminação de águas superficiais (doce e salgada) pelo vazamento direto dos minerais extraídos ou seus componentes, tais como o petróleo.
Explicação:
espero ter ajudado ;)