Caso introdutório de análise organizacional
A organização X está em expansão. O presidente entende que uma reformulação é necessária e contrata um consultor de organização.
Na primeira conversa, com um dos diretores, o consultor fica surpreso ao encontrar uma infinidade de problemas. Dos problemas encontrados foram relacionados os seguintes:
➢ A relação de autoridade existente entre as unidades é caótica. A subordinação é indistinta. O gerente de recursos humanos dirige-se ao diretor administrativo e dele recebe ordens. Essas ordens nem sempre combinam com o que é desejado pelo diretor financeiro, e assim por diante. Contrataram um gerente de logística e ele não sabe ainda a quem se dirigir. Há um mês no cargo, já conversou e recebeu comandos de todos os diretores e do presidente;
➢ Os formulários são confusos, e o fluxo de cada um deles é tarefa a ser descoberta por alguém. Os formulários não são ruins, no que diz respeito a sua diagramação, mas há problemas;
➢ A divisão do trabalho é irregular. É fácil encontrar funcionários da mesma seção executando o mesmo trabalho, mas sempre com um ou dois trabalhando mais do que o restante;
➢ O organograma foi elaborado há 10 anos, portanto, desatualizado;
➢ Os três diretores não têm formação profissional adequada;
➢ Há espaço suficiente para uma melhor distribuição física;
➢ Existem funcionários de mesmo nível e com o mesmo tempo de serviços prestados percebendo salários diferentes. Fala-se em greve (branca, em princípio);
➢ Não há acompanhamento orçamentário;
➢ A empresas adquiriu computadores, mas os colaboradores não sabem utilizá-los, ficando limitados ao uso do editor de textos. Dizem, referindo-se a essa aquisição como "compra de máquinas de escrever de luxo".
➢ A área de informática diz que o setor de e-commerce apresenta resultados satisfatórios; e
➢ O conselho de administração não está interessado em buscar a certificação da série ISO 9000 e menos ainda da série ISO 14000. Os conselheiros dizem que isso é bobagem e que produto de qualidade é produto de qualidade e todo mundo vai saber, mais dia menos dia. Exportar vai ser muito fácil, basta contratar gente com alguma experiência em comércio exterior. Fusão é confusão, dizem os conselheiros.
Sua tarefa é:
1. Coloque-se na posição do consultor e estabeleça as prioridades para a reformulação. Você pode propor a utilização de qualquer ferramenta, não se esqueça de analisar os três pontos importantes do Organograma: Relação de Autoridade, Relação de Responsabilidade e Hierarquia, justifique com detalhes.
2. Responda: Qual a importância da existência de uma estrutura formal dentro das organizações?
Respostas
Resposta: Me ajuda, o que você fez? Tem respostas?????
1) A colaboração entre o consultor e a empresa deve estar dentro dos parâmetros, ou seja, todos os pontos colocados no papel para que não haja obscuridade e o processo de consultoria seja mais eficaz;
Sobre o papel do consultor:
O profissionalismo do consultor é muito importante, pois a empresa que tiver os serviços de um determinado consultor precisa aplica-los de maneira eficiente e consciente.
Por fim, o acompanhamento é crucial para o avanço dos processos, já que neste passo o consultor observará por um determinado período as ações tomadas pela empresa com o intuito de buscar compreender as falhas com o intuito de melhora-las.
Mais sobre o ambiente empresarial:
https://brainly.com.br/tarefa/11783797
2) A gestão estratégica de empresas, é utilizada como uma mecânica no desenvolvimento das técnicas de gestão, assim como da avaliação das diversas problemáticas que podem se apresentar perante a uma empresa ou projeto.
Sobre as técnicas de gestão:
Além disso, este termo se refere às técnicas de gestão, desenvolvidas para ajudar empresas na tomada de decisões de alto nível.
Sobre a análise SWOT:
https://brainly.com.br/tarefa/12092335