Montesquieu (1689-1755) pensador francês e de inspirações iluministas, estabelece uma obra importante quando das análises na democracia e o contexto social de uma sociedade moderna. Essa modernidade só poderia surgir com a queda dos valores estabelecidos pela dominação absoluta do antigo regime.

Sobre a relação entre democracia e cultura, na leitura de Montesquieu, analise as afirmativas:

I - Para Montesquieu, o antigo regime avançou em seus aspectos democráticos e políticos, mas cristalizou valores culturais que permanecem até os dias atuais, como a crença de que a escolarização traz um avanço potencial para as nações.

II - Para Montesquieu os valores culturais e democráticos se relacionam no antigo regime absolutista, dado que está presente na maior das monarquias absolutas da Europa do século XVII, na figura do rei Luís XIV, o rei sol.

III - Para Montesquieu parece haver algo na cultura que é necessário para a democracia emergir e durar: uma força motivadora, irracional, como o temor, a honra ou a virtude, por exemplo, que refletia religiões, costumes e maneiras.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I e II, apenas.

b)
I e III, apenas.

c)
II e III, apenas.

d)
III, apenas.

e)
I, II e III.

4)
Para a filósofa Marilena Chauí, a cultura representa um ponto fundamental das análises em que empenhamos na compreensão da nossa sociedade. Dentro dos argumentos da autora, avalie as afirmativas sobre o que ela delimita como cultura e cidadania:

I - A cultura não se reduz ao entretenimento superficial e aos padrões do mercado, mas se realiza como direito de todos os cidadãos.

II - No exercício do direito à cultura, os cidadãos, como sujeitos sociais e políticos, se diferenciam, entram em conflito, comunicam e trocam suas experiências.

III - O exercício do direito à cultura deve levar em conta, a divisão social das classes e a luta de classes, pois os indivíduos nesse contexto recusam formas de cultura, criam outras e movem todo processo cultural.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I e II, apenas.

b)
II e III, apenas.

c)
I e III, apenas.

d)
III, apenas.

e)
I, II e III.

5)
A Constituição Federal de 1988, conceitua patrimônio cultural como sendo os bens "de natureza material e imaterial,

tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira".

Dentro dessa afirmação, avalie em "V" as alternativas que são verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso:

( ) Nessa redefinição promovida pela Constituição, estão as formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas;

( ) Nessa definição promovida pela Constituição, estão as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;

( ) Nessa redefinição promovida pela Constituição, estão os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas:

a)
V - V - V.

b)
V - V - F.

c)
V - F - F.

d)
F - F - V.

e)
F - F - F.

Respostas

respondido por: EderSorocaba
5

Respostas:

3) ... Montesquieu... d) III, apenas.

4) e) I, II e III.

5) a) V - V - V.

Explicação:

Corrigido pelo AVA. Av1 - Ed - Democracia, Ética e Cidadania

respondido por: graziellegalan
0

Resposta:

d) III, apenas.  -  Para Montesquieu parece haver algo na cultura que é necessário para a democracia emergir e durar: uma força motivadora, irracional, como o temor, a honra ou a virtude, por exemplo, que refletia religiões, costumes e maneiras.

Explicação:

Perguntas similares