UM SÓ TIME
Há alguns anos, nas Olimpíadas Especiais de Seattle, nove participantes, todos com comprometimento mental ou físico, alinharam-se para a largada da corrida dos cem metros rasos. Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si e terminar a corrida. Todos, com exceção de um garoto, que tropeçou no asfalto, caiu rolando e começou a chorar. Os outros oito ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás. Então eles se viraram e voltaram. Todos eles. Uma das meninas, com Síndrome de Down, ajoelhou-se, deu um beijo no garoto e disse: "Pronto, agora vai sarar". E todos os nove competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada. O estádio inteiro levantou-se e os aplausos duraram muitos minutos. As pessoas que estavam ali, naquele dia, continuam repetindo essa história até hoje. Por que? Porque lá no fundo nós sabemos que o que importa nesta vida é mais do que ganhar sozinho.
O que importa nesta vida é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir o passo e mudar de curso.
1- LEITURA
2- ATIVIDADES:
a- Qual a mensagem do texto ?
b- Você concorda com a mensagem do texto ? Justifique sua opinião :
c- O que você achou sobre atitude das crianças em relação ao colega que tropeçou? ( Responda com frases completas)
Respostas
1- LEITURA
2- ATIVIDADES:
a- Qual a mensagem do texto ?
O texto quer nos mostrar que a verdadeira virtude do ser humano não é ser bom o suficiente para vencer uma competição sozinho, mas sim ser capaz de lutar contra nosso egoísmo e conseguir pensar no outro mais do que em nós. A verdadeira virtude é aquela que nos faz de ir de contra a natureza egocêntrica e vaidosa que existe em nós e nos faz pensar no outro antes de nós mesmos. A isso chama-se generosidade, uma virtude de poucos.
b- Você concorda com a mensagem do texto ? Justifique sua opinião :
Sim. Concordo porque a vida que vale a pena é a vida dedicada ao outro. O vazio que habita em nós nunca será preenchido a partir de esforços direcionados a nós mesmos e à nossa imagem, esse vazio só pode ser preenchido quando nos dedicamos a alguém além de nós. Quando amamos alguém, por exemplo, e essa pessoa está morrendo, somos capazes de gastar todo o dinheiro e todos os recursos que juntamos durante a vida inteira até o último centavo, sem pensar duas vezes. É nesse momento que percebemos o que de fato importa para nós nessa vida; e não é o dinheiro, a vitória, ou os títulos, mas sim as pessoas. E percebemos que pensar apenas em nós mesmos é um caminho que só tem como único destino uma vida solitária, ressentida e sem significado.
c- O que você achou sobre atitude das crianças em relação ao colega que tropeçou? ( Responda com frases completas)
A atitude das crianças é uma prova de amadurecimento que muitos adultos ainda não chegaram a ter. Essas crianças, embora tenham problemas físicos ou mentais, parecem ter entendido precocemente o significado da vida e o que realmente importa. Elas mostraram o verdadeiro espírito esportivo.