3)
"Vivíamos acorrentados a um poste, fomos ferrados como são ferrados os animais, como prova da nossa pertença ao dono da quinta. Éramos torturados todos os dias, segundo os apetites do capataz [...]." A Mauritânia é um país muçulmano onde a escravatura não só é uma realidade perfeitamente normalizada como defendida por vários líderes religiosos. (Fonte: EXPRESSO. "A meio da viagem...". Publicado em: 10.10.2018. Disponível em: . Acesso em: 01 dez. 2018.)

O tráfico de pessoas refugiadas para o trabalho escravo é uma realidade em muitos países. Pela própria característica do crime, dificilmente se consegue identificar os casos, como esse relatado na Mauritânia. De acordo com a Organização Internacional para as Migrações, a Líbia tem "mercados de escravos onde os migrantes são vendidos por um preço entre 200 e 500 dólares". Eles são forçados a trabalhar, muitas vezes sem pagamento, e alguns sofrem abusos sexuais.

Sobre o contexto, julgue os itens que se seguem em (V) Verdadeiros ou (F) Falsos.

( ) O aliciamento para a escravatura, geralmente, se dá em pequenas aldeias, em que os traficantes se aproveitam do desespero das pessoas, vendo o refugiado como a vítima perfeita, diante a sua necessidade vital de fugir daquele local em guerra.

( ) Considerada como a escravatura do século XXI, o tráfico de seres humanos é o abuso de poder dentro de uma situação de vulnerabilidade da pessoa. Que pode ser considerado uma violação à dignidade humana.

( ) Em algumas situações, desde que não tenham abusos físicos, essa situação de escravo é favorável ao refugiado, já que assim, de alguma forma, contribuiria para a efetivação do princípio da segurança econômica e teria um trabalho no país de destino.

( ) As vítimas de trabalho escravo merecem um tratamento diferenciado em relação aos outros migrantes. Como forma de cumprimento a princípios de direitos humanos, essas vítimas não podem ser deportadas ao seu país de origem, devendo, inicialmente, serem acolhidas no Estado que se encontram.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:

a)
V - V - V - V.

b)
V - V - F - F.

c)
V - F - V - F.

d)
V - V - F - V.

e)
F - F - F - F.

4)
Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, o conceito de família tem se modificado. Sobre a composição estatística das famílias brasileiras, analise as afirmativas em "V" para as que são verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso:

( ) Atualmente a formação clássica ‘casal com filhos’ representa 49,9% dos domicílios, enquanto outros tipos de famílias já somam 50,1%.

( ) Existem pelo menos 60 mil famílias homoafetivas brasileiras, das quais 53,8% são formadas por mulheres.

( ) São 10,197 milhões de famílias em que só há mãe ou pai; em 37% dos lares, as mães já são as principais responsáveis pelo sustento de todos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas:

a)
V - V - V.

b)
V - V - F.

c)
V - F - F.

d)
F - F - V.

e)
F - F - F.

5)
Dentro das afirmativas, analise quais são os argumentos que demonstram as novas configurações do conceito de família, apresentado atualmente, segundo levantamento do Censo do IBGE 2010:

( ) O conceito de família mudou. Na nova realidade mostrada pelo último levantamento do IBGE, a formação tradicional - pai, mãe e filhos - divide lugar com outros grupos que vivem sob o mesmo teto.

( ) A família é uma instituição em constante movimento e sujeita a determinações econômicas que forçam reorganizações e, consequentemente, novas formas de relacionamento com parentes, novas organizações familiares, para dar respostas às necessidades e mudanças causadas.

( ) Os pesquisadores do IBGE encontraram vivendo sob o mesmo teto mãe criando filho sozinha, pai criando filho sozinho, mãe com filho gerado de forma "independente", pai que assumiu o filho de uma relação ocasional, marido e mulher vivendo juntos com os pais, irmãos e filhos de outros casamentos, "famílias" formadas por grupos de amigos, casais gays com filhos de relacionamentos tradicionais, adotados ou concebidos a partir de barrigas de aluguel, entre outros tantos arranjos identificados em todo o país.

Assinale a alternativa com a sequencia CORRETA.

Alternativas:

a)
V - V - V.

b)
V - V - F.

c)
V - F - F.

d)
F - F - V.

e)
F - F - F.

Respostas

respondido por: silaseliseu
155

Resposta:

1C 2A 3D 4A 5A

Explicação:

Av2 - Ed - Democracia, Ética e Cidadania


sentinelprime: valeu Silas, todas corretas
isabarbara47: OBRIGADA
simonemone2: valeu
angelopbianchini4: Correto, obrigado!
projectoescolaraep7: Todas corretas
gabrielivivianmdl: todas correta... muito obrigada :)
ingridigc8: Corrigido pelo AVA 01/12/2021 - Obrigadaa!! <3
lindaflor66: muito bom tudo certo!!
respondido por: MPia22
23

3 - A única assertiva que contém informaçãoes falsas é a terceira afirmativa, pois a escravidão, independente da situaçõe, nunca deverá ser vista como algo favorável a qualquer indivíduo que seja. Assim, a sequência correta é V - V - F - V (alternativa D)

Escravidão

Escravidão é todo regime de trabalho em que o indivíduo é privado parcial ou totalmente de sua liberdade, sendo obrigado a realizar atividades sem receber qualquer tipo de retorno financeiro.

Na atualidade, o trabalho análogo à escravidão ainda é empregado em muitos países, especialmente para aqueles indivíduos que encontram-se em um país diferente (imigrantes, refugiados).

Nesses casos, a escravidão inicia-se com a promessa de uma vida melhor, e logo se torna forçada através da coerção de extradição por parte do empregador, violência ou dívidas que o trabalhador adquiri junto do empregador.

Conheça mais sobre Escravidão aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/1150171

4 - Em relação à composição estatística das famílias brasileiras, todas as afirmativas encontram-se verdadeiras (alternativa A).

5 - Sobre ao novo conceito de família apresentado no Censo 2010, todas as afirmativas encontram-se verdadeiras (alternativa A)

Composição Estatística das Famílias Brasileiras

Segundo o Censo de 2010 realizado pelo IBGE, a composição da família brasileira se modificou bastante.

Essa pesquisa só foi possível, graças a inclusão de perguntas que antes não era realizadas, tais como se o filho era do casal, de apenas um, se era biológico ou adotado, entre outras.

A pesquisa mostrou que:

  • 80% são famílias necleares, ou seja, composta por casais com filhos ou sem.
  • 18% são famílias extensas, ou seja, existem pessoas não parentes.
  • 20,2% são família sem filhos.
  • 1,7% são famílias compostas, ou seja, existe empregado doméstico ou semelhante morando junto.

Conheça mais sobre Estatísticas Brasileiras aqui: https://brainly.com.br/tarefa/23707537

#SPJ5

Anexos:
Perguntas similares