Você é um enfermeiro de urgência e emergência e está prestando atendimento a um politraumatizado com trauma cranioencefálico, que foi provocado por movimentos de aceleração e desaceleração. Assim que chegou na sala de emergência, você realizou a avaliação neurológica e percebeu a vítima não apresenta abertura ocular ausente, verbaliza sons incompreensíveis e responde com flexão anormal aos estímulos, além disso, apresenta anisocoria (pupila direita maior do que a esquerda). Com base nessas informações, assinale a alternativa correta. Escolha uma: a. A vítima possivelmente apresentará uma contusão na tomografia de crânio, decorrente de uma aceleração/desaceleração da cabeça. b. A vítima possivelmente apresenta um TCE grave. c. A vítima precisa ser hiperventilada devido à gravidade do coma. d. A vítima apresenta lesão primária decorrente do impacto gerado pelo mecanismo do trauma. e. A vítima apresenta os sinais clássicos da tríade de Cushing na avaliação da escala de coma de Glasgow.
Respostas
Resposta:
b. A vítima possivelmente apresenta um TCE grave.
Explicação:
Alguns dos principais sinais dos traumatismos cranianos são:
Alteração no nível de consciência.
Falas desconexas.
Esquecimentos.
Perda da orientação temporal.
Náusea.
Vômito.
Ferimentos extensos.
Sangue saindo pelo nariz ou pelas orelhas.
Embora nem sempre esses sinais sejam a comprovação de um traumatismo craniano mais grave, ao batermos a cabeça e sentirmos qualquer um dos sintomas citados acima, precisamos procurar por ajuda médica imediatamente.
Traumatismo cranioencefálico
Quando o traumatismo craniano causa ferimentos no cérebro, ele é chamado de traumatismo cranioencefálico. Esse tipo de trauma tem um grande impacto no número de mortes ao redor do mundo, sobretudo, em homens jovens.
Em casos de traumatismo craniano, o quanto antes forem iniciados os cuidados médicos, maiores serão as chances de sucesso no tratamento.
Se houver sinais de aumento da pressão intracraniana, cuja causa mais frequente é um sangramento, o paciente geralmente passa por uma drenagem cirúrgica para retirada de hematomas e para a reparação dos vasos sanguíneos.
Resposta:
A vítima possivelmente apresenta um TCE grave.
Explicação: