pontos pontos positivos e pontos negativos dos Jogos Paraolímpicos.
me seguem aí Nei tenho seguidores
Respostas
Resposta:
A projeção da cidade e do país-sede do evento é tamanha, que é capaz de provocar profundas e permanentes mudanças socioeconômicas positivas. A atração de turistas de diversas partes do mundo faz com que melhorias estruturais permanentes sejam feitas, como rede de transporte, moradia e instalações esportivas.
bons estudos
e um bom dia
ass;anjinha fofah
Resposta:
Em primeiro lugar, os aspectos positivos dos Jogos. A invisibilidade sempre foi um dos maiores problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência. Historicamente, esse grupo foi ignorado em diferentes sociedades e culturas, jogado “à sua própria sorte” (quando não, de forma deliberada, marginalizado e excluído). A deficiência era uma questão meramente individual e, apenas de forma gradual e irregular, foi sendo tratada como um tema coletivo, objeto da intervenção da sociedade e do Estado.
Vamos aos pontos negativos.
A forma pela qual as trajetórias acima são retratadas, invariavelmente, reforçam estereótipos associados às pessoas com deficiência. Notadamente, a ideia de que se tratam de “cavaleiros do apocalipse”, “extraterrestres”, enfim, heróis! Tal forma de abordagem é muito comum e, ao longo do tempo, conviveu com outra em que, de maneira oposta, as pessoas com deficiência eram apresentadas como “fracas”, “inválidas” e/ou coitadinhas. Como diria o outro, nem uma coisa, nem outra, jacaré!
Há uma tremenda dificuldade, e talvez por essa questões culturais arraigadas não seja fácil mesmo, em apresentar as pessoas com deficiência enquanto, pausa, reflexão: simplesmente pessoas!
Outro aspecto em que, pelo menos do meu ponto de vista, as paraolimpíadas deixam a desejar é o esportivo, puro e simples. Juro que tentei acompanhar, mas domingo passado, por exemplo, certa hora estava passando: a final do US Open de tênis, Corinthians x Santos e jogos de futebol americano (NFL). Tudo bem que eu só passei raiva com o jogo do Timão (como perdeu gol no primeiro tempo!), mas, como fã de esportes, naquele momento as paraolimpíadas eram minha quarta opção. Mesmo rolando modalidades que eu gosto, como natação e atletismo, acho meio maçante pelo excesso de provas e alguns desequilíbrios flagrantes na competição, em que pese o agrupamento por classes e níveis de funcionalidade/deficiência.