Mais que uma questão estética, o excesso de peso apresenta relação direta com o desenvolvimento de doenças secundárias, como a resistência à insulina, hipertensão e dislipidemias, aumentando os custos diretos e indiretos de seu tratamento, uma vez que esses pacientes precisam afastar-se do trabalho ou até mesmo solicitar aposentadoria especial para tratamento dessas doenças crônicas. Além disso, pacientes com IMC superior a 45 kg/m² apresentam uma diminuição da expectativa de vida e um aumento da mortalidade por doenças cardiovasculares.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA O ESTUDO DA OBESIDADE E DA SÍNDROME METABÓLICA. DIRETRIZES BRASILEIRAS DE OBESIDADE. 4 ed. São Paulo: Associação Brasileira Para O Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, 2016. 188 p. Disponível em: . Acesso em: 24 junho 2018.
Considerando a necessidade da realização de cirurgia bariátrica para a redução do peso e de doenças secundárias à obesidade, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. O bom preparo pré-operatório dos pacientes candidatos à cirurgia é fundamental para o sucesso do procedimento, sendo importante a avaliação de uma equipe multidisciplinar, para identificar adequadamente qualquer fator que possa interferir no resultado da cirurgia.
PORQUE
II. A cirurgia bariátrica não é tão simples, e para resultados duradouros, o indivíduo necessita da reeducação alimentar como estilo de vida para se manter com peso adequado, sendo importante as orientações pregressas da equipe multidisciplinar para que estas mudanças ocorram.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás