• Matéria: Português
  • Autor: frogzinhavih
  • Perguntado 3 anos atrás

Dente do telhado No dia em que o dente de leite de Joãzinho caiu, ele o jogou do telhado e fez um pedido muito especial. Dormiu. Na manhã seguinte, ao acordar, ele pensou, pensou, e nada: não se lembrava mais do pedido. Quando o menino já nem lembrava mais de tentar lembrar o que tinha pedido, apareceu na sua porta... uma bicicleta!

No último parágrafo do conto, foi empregada uma forma verbal de tempo composta para indicar uma ação passada ocorrida anteriormente a outra ação também passada. Esse tempo verbal é o:

A )Pretérito Perfeito Composto do Indicativo. B ) Futuro do Pretérito Composto do Indicativo. C) Futuro do Presente Composto do Indicativo. D Pretérito Mais-Que-Perfeito Composto do Indicativo.​


poopguy: tbm quero saber essa :/
Grazabrask: eu tbm amg
naosoueu54321: tbm
mirelanatalia982: tmb
mirelanatalia982: tbm*

Respostas

respondido por: polianafferreira
18

O tempo verbal no qual é empregada uma forma verbal de tempo composta para indicar uma ação passada ocorrida anteriormente a outra ação também passada é o Pretérito Mais-Que-Perfeito Composto do Indicativo.​ Assim, faz-se correta a LETRA D.

O uso de verbos no pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo indica que as ações ocorreram antes de outras ações já terminadas.

Quando queremos indicar algum fato que ocorreu antes de alguma outra ação passada nós devemos fazer uso do pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo. É importante ressaltar que ele pode também indicar um acontecimento que encontra-se no passado de forma incerta.

Espero ter ajudado!


frogzinhavih: obggg <33
Suamae1346: obrigafo!!<33
respondido por: fernandalongodelimad
4

Resposta:

d

Explicação

Perguntas similares