Respostas
Resposta:
"O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles". A afirmação atribuída à filósofa francesa Simone de Beauvoir, pode ser facilmente aplicada na falta de cuidados com o meio ambiente, já que mais escandalosa do que a ocorrência dessa problemática e o fato da população se habituar a essa realidade. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.
Em primeiro lugar, é importante pontuar a negligência dos setores governamentais, no que se refere, a preservação do meio ambiente. Vale ressaltar também, a baixa atuação dos mesmo, no que concerne à criação de mecanismos que favoreçam para essa preservação. De acordo com Thomas Jefferson - terceiro presidente dos Estado Unidos e principal autor da declaração de independência no país - "a aplicação das leis é mais importante que sua elaboração". Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Em segundo lugar, é importante salientar o ser humano como impulsionador da destruição do meio ambiente. Segundo um relatório produzido pelo WWF, grupo de ambientalistas, a quantidade de populações selvagens desabou em mais da metade em meio século. Diante de tal exposto, é evidente a ação do Homem no desmatamento de florestas, causando a destruição de habitats naturais de animais selvagens. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Dessa forma, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço dessa problemática no Brasil. Desse modo, com o intuito de mitigar a destruição do meio ambiente, necessita-se, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério do Meio Ambiente, será revertido na criação de um órgão nacional - que será responsável somente pela fiscalização das florestas -, com a finalidade de diminuir ao máximo o desmatamento, o principal causador da destruição dos habitats naturais. Dessa maneira, o país poderá superar essa problemática.