• Matéria: História
  • Autor: renatagrigolon
  • Perguntado 3 anos atrás

Você é professor de uma escola pública, em sua cidade, numa turma de oitavo ano do Ensino Fundamental e está elaborando o plano de ensino de sua disciplina (História do Brasil republicano), para aplicá-lo no início do ano letivo.
• O tema que deve abordar é relativo às principais características da Constituição republicana de 1891.
• A atividade será realizada por meio de uma revista em quadrinhos.
• O objetivo é identificar e analisar os dispositivos constitucionais garantidores da participação ativa e cidadã das classes populares no processo político decisório dos rumos do país e a forma como os grupos dominantes exerceram o poder político nesse momento.
Como você orientaria seus alunos quanto ao tipo de conteúdo que a revista em quadrinhos deve conter, de maneira a realizar uma abordagem que privilegie o contexto da participação popular no processo político decisório, nos primeiros anos da República? Justifique.

PRECISO URGENTE! POR FAVOR

Respostas

respondido por: laurentis19
5

Resposta:

Padrão de resposta esperado

Como professor, devo orientar que a revista em quadrinhos deve contemplar o contexto da participação política das classes populares, no início do período republicano, a partir da caracterização dos dispositivos constitucionais que estabeleceram a ampliação do voto para todos os cidadãos a partir dos 21 anos, com a exclusão não apenas da exigência de renda mínima para votar, mas também do voto das mulheres, dos analfabetos e dos mendigos. Associado a tal caracterização, o plano de ensino deve conter uma contextualização sociopolítica do processo eleitoral com a identificação do número de eleitores participantes nos pleitos eleitorais,o qual era muito reduzido em relação à população regional e nacional, e da configuração da maioria do eleitorado da zona rural, vinculada aos coronéis municipais e às oligarquias regionais, que constituem uma "máquina" eleitoral, na qual prevalecia o voto a cabresto, o que manchava a lisura da escolha democrática prevista na Constituição. Por fim, o plano de ensino deve contemplar a análise do controle das instâncias de poder por poucos grupos dominantes (líderes do Partido Republicano, oficiais do Exército e da Marinha, grandes proprietários rurais produtores de café e grandes comerciantes), que consideravam a participação popular como algo que agitava e perturbava a vida nas cidades e no campo, e não como direito previsto na Constituição, o que fundamentou a despolitização popular ao longo da Primeira República.

Explicação:

respondido por: priscilasm2
0

Uma forma dinâmica através de uma roda interativa para discutir o tema e pedir para que levantem os pontos principais como participação política no período, onde excluía-se mulheres, analfabetos e indivíduos de baixa renda. Além disso, demonstrar que a política estava nas mãos de pequenos grupos dominantes que ditavam as regras na ocasião. Em seguida poderia solicitar aos alunos recriarem sua própria história em quadrinhos retratando o tema abordado em sala de aula.

Constituição Republicana de 1891

A Constituição instaurada no país trouxe alguns avanços para a sociedade brasileira tais como instauração de presidencialismo como forma de governo, além da separação do Estado e Igreja Católica, promovendo maior autonomia para os estados. O voto passou a contar com uma maior participação, porém não abrangente pois se limitava a homens maiores de 21 anos.

Para maiores informações sobre Constituição republicana, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/840012

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares