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Resposta: Muitos pesquisadores de mangá marcam a arte emakimono (rolo de pintura) e as xilogravuras japonesas como sendo início da arte do mangá.
Comentaremos especificamente sobre a xilogravura japonesa e sua relação com o mangá. Porém, antes de tudo, é necessário explicar brevemente o que é xilogravura japonesa.
Esta arte migrou da China para o Japão, no século VIII, com o propósito de distribuir os escritos Budistas nos templos. No século XVI e XVII a xilogravura se tornou um meio para divulgar o ukiyo-e (“pintura do mundo flutuante”). Conhecida como mokuhanga (木版画), esta técnica inicialmente imprimia somente preto e branco e as cores eram feitas manualmente. Em meados do século XVIII que a impressão passou a ser policromia. Cabe ainda observar que a maneira que a xilogravura era e é retratada no ocidente é diferente da japonesa, enquanto no ocidente existe o contorno e as hachuras para representar luz e sembro e volume, no Japão, são apenas as linhas grossas e finas dos contornos que criam a figura.
Um dos mais renomados artistas da xilogravura japonesa é Katsushika Hokusai (1760 – 1849). Hokusai, como é conhecido no Japão e no mundo, teve em vida pelo menos 30 nomes diferentes, tradição comum na cultura japonesa. Suas obras influenciaram os artistas franceses do século XIX, como os impressionistas e a art nouveau, além de artistas do mangá. A principal importância de Hokusai para o mangá foi o termo, que significa “desenho cômico”.
Explicação: espero ter ajudado :)