• Matéria: Filosofia
  • Autor: detcho
  • Perguntado 3 anos atrás

Aprender a aprender é mais importante do que compreender. Esta máxima está associada a um tema importante, a metacognição, sobre isto Moura (2020) comenta: Na compreensão dos componentes cognitivos e o fato de que estão interligados ao processo de aprendizagem, se faz necessário observar o princípio de que a metacognição não é sinônimo de eficiência, e que a motivação não está no seio da anatomia metacognitiva, mas, sim, que ambos fazem parte do movimento que interfere, ou não, no processo de aprendizagem.



MOURA, Kethlen Leite de. Prática de Ensino: competências socioemocionais. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020 (adaptado).



Considerando o texto apresentado e a importância da metacognição no processo de aprendizagem, analise as afirmações a seguir.

I. Aprender é mobilização sistemática cognitiva, que tende a proporcionar modificações nos conhecimentos adquiridos ao longo do tempo, este é um dos pilares da metacognição.

II. A metacognição trabalha com um ponto nevrálgico, é que, quando o indivíduo entende a forma como a sua aprendizagem acontece, isso possibilita que ele apreenda a sua capacidade de construir o seu saber.

III. Aprender não pode ser confundido com o processo de compreensão, isso porque a aprendizagem define-se por meio do comportamento dos indivíduos e da maneira como as estruturas cognitivas se materializam em sua mente.

IV. A metacognição é tão importante na aprendizagem que possibilita a não utilização de um mediador nesse processo, pois o próprio indivíduo tem acesso a mecanismos de interação, proporcionando a ultrapassagem de barreiras, resultando em sucesso na aprendizagem.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II e IV, apenas.

Alternativa 3:
III e IV, apenas.

Alternativa 4:
I, II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Respostas

respondido por: estudantedefilosofia
0

Resposta:

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Explicação:

pg 61

Perguntas similares