Respostas
Resposta:
Oii espero ter AJUDADOO BJUS
Os passes podem ser classificados em relação à distância percorrida pela bola (curto, até 4 metros; médio, de 4 a 10 metros ou longo, acima de 10 metros), quanto a sua trajetória (rasteiro, meia-altura, parabólico e/ou alto), em relação a forma execução (passe feito com a parte interna do pé, parte externa, bico do pé e etc...
Resposta:
O passe pode ser realizado com a face interna ou com a face externa dos pés, com o dorso ou com a sola dos pés, pode também ser realizado com a ponta dos pés e até mesmo com o calcanhar. Além dos passes utilizando os pés existem também os passes com a coxa, com o peito, com o ombro e com a cabeça.
O passe foi classificado de forma à facilitar a coleta de dados em três faixas de distância, de acordo com Frisselli & Mantovani (1999), em passe curto (até 10 metros), passe médio (entre 10 a 20 metros) e passe longo (acima de 20 metros).
Explicação:
- Passe Simples: No passe simples, a região de contato se inicia no dedão e vai até ao calcanhar. A perna de apoio fica ligeiramente flexionada e a perna de passe é elevada do quadril para fora, para que o eixo longitudinal do pé fique perpendicular à direção da bola. A posição escolhida em que fica a perna do passe impede de se obter grande distância.
Passe Peito de pé: No passe peito de pé, a posição do corpo também é importante em determinadas situações do jogo: a posição mais utilizada em bolas rasteiras é o pé de apoio ao lado da bola, perna de execução flexionada, e tronco inclinado para frente quando queremos mais força, e o tronco para trás quando queremos mais precisão.
Passe com a lateral externa do pé: O passe com a lateral externa do pé basicamente é o mesmo procedimento para o passe simples, que é feito com a parte interna do pé, porém com a perna de apoio colocada ao lado da bola e a perna de passe tocando na bola com a lateral externa do pé (três dedos).
- Passe de Cabeça: O passe de cabeça é utilizado em bolas aéreas. Com os olhos sempre abertos, a parte que toca a bola para dar maior direção é a testa. O passe de cabeça pode ser utilizado tanto na defesa quanto no ataque.
- Passe de Calcanhar: O passe de calcanhar normalmente é utilizado em situações em que o elemento não possui alternativa, causando assim, surpresa ao adversário. O mais comum é o passe dado com a parte posterior do calcanhar. De execução simples, consiste em devolver a bola à sua retaguarda ou mesmo surpreender o adversário em uma tabela na entrada da área de gol.