A arte de rua é uma das mais importantes manifestações culturais e sociais de um povo. Ela é predominante nas grandes e importantes cidades, como um meio de transmitir mensagens por meio da sociedade. O streetart, ou arte urbana, são intervenções urbanas artísticas com temáticas que contornam desde a política até religião, passando por problemas sociais e etc. Esta arte pode ser feita por meio da pintura, esculturas ou instalações. Seja de que forma for, a arte urbana é uma arte marginal, e não está atrelada a nenhum padrão estético. Sendo assim, considera-se a arte urbana uma arte livre, sendo a expressão máxima da sociedade e do ser cidadão.
No Brasil e no mundo, a arte de rua tem estado presente nas maiores e mais importantes cidades, geralmente, em muros e de grande escala, esta arte - além de embelezar a cidade de um jeito econômico e muito original, fazendo cada cidade ser única e ter seu próprio estilo - ela também faz o papel da denúncia e do protesto. E há também uma outra importante característica desta arte, o papel da inclusão social. Vários artistas do estilo promovem a arte por meio de suas intervenções, estimulando a criatividade em jovens e crianças de partes mais remotas da cidade. Muitas comunidades mais pobres são convidadas a se juntarem aos artistas para, juntos, transmitirem uma ideia, conceito ou mensagem política, ou apenas para criar arte e beleza.
Com cerca de 20.000 anos de evolução cultural por trás disso, o grafite, a pichação ou streeturbanart ainda é arte e nada parece capaz de deter a sua popularidade fenomenal. A ideia simples de desenhar em uma parede tornou-se algo verdadeiramente extraordinário em um mundo cada vez mais emparedado e murado. Percorremos um longo caminho desde as pinturas nas cavernas. Era inevitável que o roteiro fosse substituído por imagens e se destacassem com contrastes excepcionais. O advento do grafite ilustrado foi, sem dúvida, responsável pelo impulso maior de seguidores entre a população em geral. Como o estilo da escrita é quase completamente ilegível para o olho destreinado, fotos em grafite permitem uma mensagem mais clara, mais pungente.
1)No texto História da arte de rua, “considera-se a arte urbana uma arte livre, sendo a expressão máxima da sociedade e do ser cidadão”. Os grafiteiros além de levar arte e beleza singular às cidades, normalmente
a) denunciam os problemas sociais.
b) promovem racismo, a pobreza e a corrupção
c)criticam a inclusão social e a intervenção dos jovens nos muros.
Respostas
respondido por:
9
Os grafiteiros, além de trazer aspectos mais artísticos para os centros urbanos também são responsáveis por denunciarem e exporem vários problemas da sociedade, de maneira geral (item A).
De acordo com o texto, a arte enfeita as cidades de várias maneiras, seja esta por meio da pintura ou por outros jeitos, como instalações e esculturas.
A arte, para o autor, é a expressão máxima da sociedade e das pessoas. é por meio dela que o grafite transmite sua denúncia social.
respondido por:
4
Resposta:
Letra A
Explicação:
Fiz pelo cmsp e esta certo.
kawanoliveira627:
fonte: confia
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás