• Matéria: Português
  • Autor: srf10
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia e analise o estudo de caso que segue:

Determinado professor apresentou a dicotomia sintagma e paradigma, aos seus alunos, através da leitura do seguinte excerto:

“As unidades linguísticas relacionam-se umas às outras de dois modos distintos. Por um lado, temos as relações sintagmáticas que ocorrem dentro do enunciado e que são diretamente observáveis (relações ‘in praesentia’). Tais relações ocorrem decorrem de caráter linear e temporal da linguagem humana. Por outro lado, temos as relações entre unidades capazes de figurar num mesmo contexto e que, pelo menos nesse contexto, se excluem mutuamente. Essas relações decorrem do fato de um elemento poder figurar em lugar de outro, em um dado contexto, mas não simultaneamente. Denominam-se paradigmáticas e ocorrem com elementos que não estão presentes no discurso (relações ‘in absentia’). (SILVA e KOCH, 2012, p. 21).
SILVA, Maria Cecília P. de Souza e; KOCH, Ingedore Villaça. Linguística aplicada ao português: morfologia. 18. ed., 1ª reimp. São Paulo: Cortez, 2012.

Após a leitura, o professor apresentou as seguintes orações e pediu para os alunos darem pareceres individuais, aplicando a dicotomia estudada:
a) O Covid-19 não é doença somente de idosos, alerta OMS.
b) O novo coronavírus não é enfermidade somente de velhos, afirma OMS.

Sobre a dicotomia sintagma e paradigma, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Nas orações apresentada em "a" e "b", o sintagma se traduz nos enunciados dispostos em uma linearidade pré-estabelecida, segundo as regras do Português do Brasil e o paradigma produz seu efeito concreto na substituição de elementos que não destoam o sentido das duas orações.

PORQUE

II. As palavras foram registradas de forma linear (como se fosse uma linha), com um elemento após o outro e na ordem estabelecida, ou seja, não são colocados aleatoriamente e há elementos que foram substituídos (covid-19 por novo coronavírus, doença por enfermidade, idoso por velho e alerta por afirma), marcando a aplicação do paradigma.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Respostas

respondido por: laraluanda
9

Resposta: Alternativa 1

Explicação:

respondido por: raffasiilveira
8

A respeito da dicotomia sintagma e paradigma apresentadas, podemos estabelecer a relação entre as asserções e afirmar que é correto o que se apresenta na alternativa 1.

Isso porque nas orações apresentada em "a" e "b", o sintagma se traduz nos enunciados dispostos em uma linearidade pré-estabelecida e o paradigma produz seu efeito concreto na substituição de elementos que não destoam o sentido das duas orações.

E sua justificativa é que as palavras foram registradas de forma linear, com um elemento após o outro e na ordem estabelecida e não de maneira aleatória. Há elementos que foram substituídos, marcando a aplicação do paradigma.

Saiba mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/20601615

Anexos:
Perguntas similares