Você faz parte da equipe de saúde que atendeu um homem de 42 anos relatando dor abdominal constante, especialmente após as refeições. A dor está localizada na região abdominal superior média, ou acima do umbigo. Ele também descreve a ocorrência de queimação nessa região durante todo o ano passado.
O paciente está sob estresse significativo relacionado ao trabalho e tem utilizado medicamentos antiácidos sem receita médica.
Após a consulta médica, o tratamento indicado para o paciente foi a utilização de antibioticoterapia para a bactéria Helicobacter pylori e mudanças nos hábitos de vida.
Com a finalidade de auxiliar o paciente a compreender seu caso clínico, responda:
1 - O paciente apresenta dor constante na região abdominal superior média após as refeições. Qual órgão está localizado nessa região? Descreva a sua anatomia.
2 - Qual o diagnóstico mais provável? Justifique a sua resposta.
Respostas
Resposta:
Resposta:
1 - O órgão localizado na região abdominal superior média é o estômago. O estômago, continuação do esôfago, é um grande órgão saculado e intraperitoneal, suspenso por dobras de peritônio (mesentério), os omentos maior e menor.
O estômago é dividido anatomicamente em cárdia, fundo gástrico, corpo gástrico e piloro (antro pilórico e canal com esfincter), e possui as curvaturas maior e menor.
2 - O diagnóstico mais provável é o de úlcera péptica, que está associada a dor constante na região abdominal superior média ou acima do umbigo após as refeições. Além disso, a bactéria Helicobacter pylori está implicada na maioria dos casos de úlcera péptica.
1) O órgão localizado na topografia apresentada é o estômago. Posicionado na região abdominal superior média, o estômago é uma dilatação do tubo digestivo com quatro regiões anatômicas: cárdia, fundo gástrico, corpo gástrico e piloro. O estômago é um órgão intraperitoneal que possui duas curvaturas (maior e menor). O tronco celíaco é a principal origem de suprimento sanguíneo e a inervação é feita pelo nervo vago e pelo plexo celíaco.
2) O diagnóstico mais provável para esse paciente é o de úlcera péptica. Essa patologia causa queixas de dor na região abdominal superior média, piorada após as refeições. A infecção pela bactéria Helicobacter pylori está associada na maioria dos casos. Além disso, a história do paciente também corrobora este diagnóstico (idade de 42 anos e estresse).
Úlcera péptica
A úlcera péptica é uma patologia que consiste na erosão de uma região da mucosa gástrica. Ela pode acometer o estômago (úlcera péptica gástrica) ou o primeiro segmento do duodeno (úlcera péptica duodenal).
As principais causas para as úlceras são a infecção pela bactéria Helicobacter pylori ou pelo uso intensivo de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs). Ambos afetam a estabilidade da camada de muco que protege a mucosa gástrica do ácido clorídrico continuamente produzido para fins digestivos.
Os pacientes com úlcera péptica geralmente se queixam de dor epigástrica em queimação aliviada pela alimentação. Contudo, ema alguns pacientes, a dor piora após as refeições.
Veja mais sobre o sistema digestivo aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/51487229
#SPJ2