• Matéria: ENEM
  • Autor: daniafonso1406
  • Perguntado 3 anos atrás

No cotidiano podológico muitas decisões precisarão ser tomadas após a realização da anamnese, e uma delas é a escolha adequada dos instrumentais que serão utilizados no cotidiano clínico. As opções são inúmeras, todos eles precisam estar previamente esterilizados de forma adequada e acondicionados em recipiente fechado, para que não haja nenhuma intercorrência com relação a sua integridade. Contudo, um dos quadros clínicos mais comuns na podologia é a hiperqueratose. Essa patologia é caracterizada por um excesso na produção de queratinócitos que se depositam na epiderme, mais propriamente dito na camada córnea, e para que o paciente relate melhora da mesma é necessário que se realize a remoção do excesso de pele na região em que foi depositada.

Respostas

respondido por: elismaiaraap
5

Resposta:

a) o cabo de bisturi números 3 e 4, são utilizados como base para receber os bisturis descartáveis.

A lâmina de bisturi números 20, 21 e 22 faz a retirada de calosidade na região de retropé e medial. a lâmina de bisturi número 10 ou 15 retira acalosidade em região de antepé.

O mandril é utilizado com uma lixa em formato circular.  

As lixas plantares (usadas na região da planta dos pés) são ideais para remoção de asperezas da pele e acabamento pós desbastamento de calos e calosidades, retirando a pele morta e deixando-a uniforme e macia.

b) a antissepsia dos pés com clorexidina a 2% e enxaguará com água filtrada ou ozonizada, secará bem e aplicará algodão com clorexidina a 2%, o que, segundo Viana (2007), será para realizar a emoliência de três minutos. Desbaste a região com lâmina de bisturi 20, com cabo 4, no sentido longitudinal da região da fissura

e acerte o tecido o mais próximo do sulco da fissura, sem haver lesão. Hidrate com creme umectante

próprio para este tipo de lesão, oclua com PVC por 20 minutos, retire o creme e, caso já exista lesão do

tecido, aplique óleo de girassol.

c) orientando o paciente sobre a importância da manutenção com creme umectante próprio para esse tipo de fissuras e, também, sobre a ingestão de líquidos, pois isto auxilia na hidratação interna

Perguntas similares