Podemos conceituar negociação como um esforço, podendo ser independente ou conjunto, com o objetivo de elaborar estratégias que visem chegar a um acordo que satisfaça plena ou parcialmente todas as partes envolvidas num conflito.
A negociação é a ferramenta mais importante para eliminar um conflito. Porém deve ser conduzida de acordo com alguns parâmetros. São eles:
( ) Ao se negociar um conflito profissional, os problemas pessoais das partes devem ser mitigados em função de se atingir os objetivos da organização.
( ) Em uma negociação, o conciliador não deve deixar se levar por emoções ou ser propenso a flexibilizações.
( ) A negociação deve ser conduzida de maneira que vise sempre ao sucesso. E nesse caso, sucesso nem sempre significar receber um sim ao final. A negociação deve buscar a otimização de interesses e desejos de ambas as partes.
( ) A probabilidade de uma negociação que não tenha sido planejada antecipadamente de se obter sucesso é grande, uma vez que conflitos devem ser eliminados prontamente, não havendo assim tempo para planejamentos prévios.
( ) O negociador deve conduzir uma negociação de forma equilibrada, ouvir as partes de forma isonômica, pois nesse cenário o que predomina são os interesses organizacionais.
Respostas
Resposta: A negociação deve ser conduzida de maneira que vise sempre ao sucesso. E nesse caso, sucesso nem sempre significar receber um sim ao final. A negociação deve buscar a otimização de interesses e desejos de ambas as partes.
Explicação: A negociação deve ocorrer sempre que um conflito se instala. Porém, deve ser conduzida de forma que não induza nenhuma das partes a tomar decisões ou fazer concessões que as prejudique. Deve buscar a satisfação dos envolvidos.
(Alternativa marcada como correta no DNM.)
Resposta: A negociação deve ser conduzida de maneira que vise sempre ao sucesso.E nesse caso, sucesso nem sempre significa receber um sim ao final.A negociação deve buscar a otimização de interesses e desejos de ambas as partes.
Explicação: