• Matéria: Português
  • Autor: gabrielliveiga543
  • Perguntado 3 anos atrás

[...]
Ler é legal. Pensa só. Por meio da leitura, as pessoas prestam atenção na voz do outro e, no caso de quem lê, na própria. A voz parece algo não corpóreo, embora saibamos que a voz seja física. Mas ela não parece física. Ela é invisível, mas todo o nosso senso das coisas materiais passa pelo visual. Isso é cultural. Parece, no entanto, natural. Você já ouviu falar que os sentidos enganam, não é? Talvez mais porque nos acostumamos com as coisas e quando nos acostumamos é difícil ver e ouvir. É difícil sentir em geral. E também é difícil pensar. Então, sem ver ou ouvir, sem sentir nem pensar, é fácil "naturalizar".
Claro que a voz também engana. Claro que ouvimos mal, claro que estamos acostumados às mesmas vozes. Pense nas pessoas na frente da televisão ouvindo aquela mesma voz monótona do mesmo apresentador de sempre, com as mesmas notícias de sempre. Aquelas notícias que não dizem muita coisa, mas que servem para passar o tempo e nos dão as respostas que, imaginamos, sejam suficientes para levar a vida. No fundo, não estamos escutando, assim como não estamos vendo. As imagens sempre aparecem como se fossem verdadeiras. Isso é do seu ser. Mesmo que sejam manipuladas, ficam com a aura da verdade. Colam em nós como verdades inquestionáveis.
[...]

TIBURI, Márcia. Como encontrar pessoas dentro de casa. Disponível em: . Acesso em: dez. 2016. Fragmento.

Na passagem "Isso é do seu ser. Mesmo que sejam manipuladas, ficam com a aura da verdade.", podemos inferir que a palavra destacada retoma:

A)"Claro que a voz também engana."

B)"claro que estamos acostumados às mesmas vozes."

C)"Ler é legal."

D)"As imagens sempre aparecem como se fossem verdadeiras."

Respostas

respondido por: thaylaaguiar96
0

Resposta:

a resposta correta é a letra D

Perguntas similares