Respostas
Resposta: As Cruzadas foram guerras incentivadas pela Igreja Católica, que aconteceram na Europa Ocidental. Tinham como alvo principal retomar a Palestina e Jerusalém, tirando as cidades do domínio muçulmano. Foram nove Cruzadas oficiais, que aconteceram entre os séculos XI e XIII, período da Idade Média, na Europa.
As cruzadas foram expedições militares organizadas por católicos da Europa Ocidental, com o objetivo inicial de reconquistar para o mundo cristão lugares sagrados, como o Santo Sepulcro, em Jerusalém, na Palestina. A região era local de peregrinação para católicos europeus.
oito Cruzadas
foram:
1ª Cruzada ( 1096-1099):
A Primeira Cruzada aconteceu sob decisão do Papa Urbano II e pelo Concílio de Clermont e teve a conquista de Jerusalém como principal consequência; além da criação de um estado francês na Palestina.
2ª Cruzada (1147-1149):
A segunda Cruzada teve implicações diretas da Primeira Cruzada; ocorreu para ajudar os franceses do reino da Palestina. Foi liderada pelo Rei da França, Luís VII e pelo Imperador da Alemanha, Conrado III.
3ª Cruzada (1189-1192):
A Terceira Cruzada é reação à tomada de Jerusalém (das mãos dos franceses) pelo Egito. Teve participação do Rei da Inglaterra: Ricardo Coração de Leão.
4ª Cruzada (1202-1204):
A Quarta Cruzada foi financiada pelo Papa Inocêncio III e tinha caráter econômico - tinha objetivo de representar interesses comerciais dos senhores franceses e venezianos.
5ª Cruzada (1217-1221):
A Quinta Cruzada foi ação francesa e húngara contra ao Egito.
6ª Cruzada (1228-1229):
A Sexta Cruzada tinha objetivo de tornar livre a circulação de peregrinos em Jerusalém.
7ª Cruzada (1248-1254):
Ataque ao Egito - estratégico contra um poderoso adversário e poderoso Estado muçulmano.
8ª Cruzada (1270):
A última Cruzada recebeu o nome de Cruzada de Túnis e foi liderada por Luís IX.