“A administração retal é usada para fármacos que devem produzir um efeito local (p. ex., anti-inflamatórios usados no tratamento da colite ulcerativa) ou efeitos sistêmicos. A absorção após a administração retal geralmente não é confiável, mas pode ser útil em pacientes em quadro emético ou incapazes de tomar medicamentos por via oral (p. ex., no pós-operatório) [...]”. Fonte: RANG, H.P. et al. Rang & Dale Farmacologia. 8 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as vias de administração de fármacos, pode-se afirmar a respeito da via retal que: a biodisponibilidade de um medicamento retal é considerada como 100%. o medicamento administrado por esta via evita a sua destruição por enzimas digestivas. o medicamento administrado por esta via sofre elevado metabolismo hepático. as principais formas farmacêuticas para administração retal são pomadas, cremes e géis. medicamentos destinados à via retal sã
amandaerikaaraujo00:
Resposta Letra D
Respostas
respondido por:
0
O medicamento administrado por via retal evita a sua destruição por enzimas digestivas.
Administração de medicamentos
Administração de medicamentos é o uso de medicamentos com o objetivo de tratar, prevenir, diagnosticar e controlar sinais e sintomas de doenças.
A ação do medicamento pode ser:
- Local – quando a medicação age no local da sua administração, ou seja, não entra pela corrente sanguínea;
- Sistêmica – primeiro a medicação é absorvida, depois ela entra na corrente sanguínea e atua no local de ação.
Existe várias vias de administração de medicamentos:
- - Oral;
- - Sublingual;
- - Inalatória;
- - Nasal;
- - Oftálmica;
- - Otológica;
- - Geniturinária;
- - Retal.
Na via retal, a absorção do medicamento é através da mucosa retal. É mais utilizada para proteção contra agentes irritantes, tratar algumas infecções e na realização de enema e para fins de diagnósticos.
Saiba mais sobre administração de medicamentos em: https://brainly.com.br/tarefa/19309905
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás