Respostas
Resposta:
Toda a sociedade estamental do período medieval era controlada a partir de credos religiosos, principalmente.
Explicação: O historiador, Le Goff, traça em suas obras sobre o período medieval, como foi construído o pensamento dos comuns dentro da sociedade feudal.
O Clero e a Nobreza cobravam impostos dos que viviam em burgos, casas ao redor dos castelos que viviam de atividades artesanais e comerciais. Essas pessoas acreditavam estarem protegidas dos males, por estarem envolvidas pelo castelo da Nobreza.
O Clero os controlavam através da religião, uma vez que o Clero e a Nobreza não pagavam impostos. A criação de diversos contos, como o do Ferreiro e o Diabo, foram desenvolvidos em países europeus, que viveram, até algum ponto, o regime feudal, para fortificar os medos e mitos acerca do mal desconhecido, da obediência cega (quase que considerada uma virtude pelo catolicismo no período), dentre outras coisas.
Caso se interesse, recomendo ler as obras do Le Goff a respeito do período medieval e do Marc Bloch, especificamente "Os Reis Taumaturgos", que vai traçar o mito do Rei visto como um detentor do poder divino.
Espero ter lhe ajudado!