• Matéria: Filosofia
  • Autor: eurafhaella
  • Perguntado 3 anos atrás

O trabalho e a condição humana

1. A filosofia grega e o pensamento medieval consideravam o trabalho uma

atividade produtiva material indigna da condição humana. Para Platão, os

escravos não possuíam alma - nem essência humana - razão por que pertenciam

a uma categoria fronteiriça entre os animais e os cidadãos livres. Segundo

Aristóteles, “o ócio é a condição fundamental da filosofia”. Tais concepções

refletem as ideologias dominantes na sociedade escravocrata grega e no

sistema feudal baseado no trabalho servil.

2. A destruição do regime senhorial pela burguesia trouxe como consequência a

instituição do “trabalho livre”: a terra tornou-se propriedade privada e os que não

tinham acesso a ela passaram a vender sua força de trabalho a quem melhor

pagasse. Assim, o trabalhador livrou-se do regime servil e conseguiu exercer

alguma atividade independente.

3. No século XIX, pensadores socialistas alemães inverteram o esquema

ideológico da Antiguidade, passando a definir o trabalho como essência do

homem. O que distingue o trabalho humano das atividades dos outros animais é

que estas obedecem a reações instintivas, e aquele resulta de um “projeto”: Com

o trabalho, o homem objetiva adequar o meio natural a suas necessidades. Ao

fazer isso, ele não só modifica a natureza exterior, mas constitui sua própria

natureza humana. Como atividade social, o trabalho requer uma organização

que também condiciona a estrutura de toda a sociedade. Embora a preocupação

com a objetividade científica remonte à Antiguidade, é relativamente recente a

descoberta de que a estrutura e a evolução das sociedades são determinadas -

em última instância - pelo modo segundo o qual nelas se “ganha a vida”.

Vejamos a síntese desse pensamento em Karl Marx.

O Materialismo Dialético

4. Na concepção marxista, a dialética é uma ferramenta utilizada para

compreender a história. A dialética marxista considera o movimento natural da

história e não admite sua maneira estática e definitiva. Segundo Engels: “O

movimento é o modo de existência da matéria”.

5. Sendo assim, a história quando é analisada como algo em movimento tornase transitória, que por sua vez, pode ser transformada pelas ações humanas.
Nesse caso, a matéria possui uma relação dialética com os âmbitos psicológico

e social. E assim, os fenômenos sociais são interpretados através da dialética.

6. Por meio dessa relação dialética entre o ambiente, o organismo e os

fenômenos físicos, os seres humanos, a cultura e a sociedade criam o mundo,

ao mesmo tempo que são modelados por ele.

7. Vale notar que o materialismo dialético é oposto ao idealismo filosófico que

acredita que o mundo material é um reflexo do mundo das ideias.

8. Por outro lado, para o materialismo dialético, o corpo e a mente são

indissociáveis e os seres humanos podem modificar o mundo real, e não

somente observá-lo.

O Trabalho

9. Chamamos mundo do trabalho a um amplo conjunto de fatores ligados entre

si e que abrangem todas as relações que determinam o modo de trabalhar e a

maneira como a sociedade vê o trabalho.

10. O mundo do trabalho abrange o ambiente de produção, o mercado

consumidor, a organização dos trabalhadores, a legislação trabalhista, os

mecanismos de previdência e bem-estar social, etc.

11. As mudanças do capitalismo nas últimas décadas têm provocado impactos

radicais no mundo do trabalho, com consequências diretas na vida cotidiana dos

trabalhadores. O desemprego estrutural em massa extingue irreversivelmente

postos de trabalho e exige novas qualificações para o exercício das funções

restantes e para as que se criam.

12. Na época da globalização, as empresas se instalam nos países onde os

salários são mais baixos e a legislação trabalhista mais frouxa. Para os países

do primeiro mundo, o resultado é desemprego, )

Atividade

1 – Observa-se que desde a Grécia antiga, o trabalho físico sofre de preconceito, o que tem, historicamente, desumanizado o mesmo ao longo dos tempos. Todavia, sem o trabalho, o homem não se realiza, segundo a visão marxista. - Reflita sobre o tema acima, a partir, principalmente, do 1º parágrafo desta apostila, para responder as questões abaixo:

a) O que você entende por “uma atividade produtiva material”?

b) Sem “uma atividade produtiva material” como o homem(a sociedade humana) sobreviveria?

c) Considerando que a discriminação das “atividades produtivas materiais” vem desde a antiguidade, quais as consequências você observa para o trabalhador ao longo da história? ​

Respostas

respondido por: vn8447400
0

Resposta:

resposta correta letra c


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