m um mundo cada vez mais global, as escolas e os professores não podem ignorar as relações entre multiculturalidade e cidadania, uma vez que essas questões exercem um papel importante na definição da escola como um todo. Nesse sentido, a escola deve formar para viver em um mundo amplamente globalizado e mais radicalmente diverso do que em qualquer outro período que a escola viveu. Dada a natureza complexa da educação para a cidadania, é importante considerar que essa temática se torna mais multidisciplinar na medida em que não se trata de um conhecimento disciplinar, fragmentado, mas deve ser ocupação e preocupação da escola na formação dos indivíduos. Essas questões precisam ser analisadas em conjunto com a escola e professores. Portanto, trata-se de uma abrangência multicultural da escola e sua relação com a cidadania. Considerando as questões acima elencadas, é importante nos perguntarmos o que deve ser ensinado a respeito da temática da cidadania. Se é que se pode ensinar algo a es
Respostas
Resposta:
VFVV
Explicação:
Com um mundo cada vez mais global, as escolas e os professores não podem ignorar as relações entre multiculturalidade e cidadania, uma vez que essas questões exercem um papel importante na definição da escola como um todo. Nesse sentido, a escola deve formar para viver em um mundo amplamente globalizado e mais radicalmente diverso do que em qualquer outro período que a escola viveu. Dada a natureza complexa da educação para a cidadania, é importante considerar que essa temática se torna mais multidisciplinar na medida em que não se trata de um conhecimento disciplinar, fragmentado, mas deve ser ocupação e preocupação da escola na formação dos indivíduos. Essas questões precisam ser analisadas em conjunto com a escola e professores. Portanto, trata-se de uma abrangência multicultural da escola e sua relação com a cidadania. Considerando as questões acima elencadas, é importante nos perguntarmos o que deve ser ensinado a respeito da temática da cidadania. Se é que se pode ensinar algo a esse respeito, pois muitos consideram que a cidadania tem que ser vivida. Supomos que pode ser ensinada, porque ensinar e educar não é algo separado da vida e da experiência (MARTINS; MOGARRO, 2010, p.192).
MARTINS, M. & MOGARRO, M. (2010). A Educação para a cidadania no século XXI. Revista Iberoamericana de Educación, 53, 185-202.
As autoras propõem ainda oito grandes temáticas que a escola deve considerar no presente e no futuro para uma Educação para a Cidadania. Sobre algumas dessas temáticas, considere (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Estado e nação, que trata de Leis, princípios, instituições e órgãos de soberania nos regimes democráticos.
( ) Religião, dando ênfase à religião Cristã que predomina no Brasil.
( ) Estrutura e papel da família e papéis associados ao gênero no trabalho e na família.
( ) Saúde e qualidade de vida (incluindo aspectos como: desporto, alimentação, segurança, higiene e sexualidade)
De acordo com as afirmativas anteriores, a sequência correta para essa classificação é:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V, F.
Alternativa 2:
V, F, V, V.
Alternativa 3:
V, F, F, V.
Alternativa 4:
F, V, V, F.
Alternativa 5:
F, V, F, V.