Conforme indica Freire (1996), estudar o passado é fundamental para trazer à memória de nosso corpo consciente o motivo de muitos acontecimentos do presente, para não os repetir, ao mesmo tempo em que se vai além das marcas deixadas. Paulo Freire busca a humanização do sujeito, para superar sua condição e herança histórica de mutismo, assistencialismo e domesticação do corpo, denunciando uma educação tradicional e bancária que visa exclusivamente depositar informações no aluno. Embora a concepção dele seja marcada pela atuação não-formal, ou seja, fora das instituições escolares, diversos professores adotam seus pressupostos em sua prática no ambiente escolar. Nessa perspectiva, a concepção de Paulo Freire que visa uma transformação/educação crítica é chamada de: Escolha uma:
Respostas
Resposta:
Nessa perspectiva, a concepção de Paulo Freire que visa uma transformação/educação crítica é chamada de: Escolha uma: a. Pedagogia Renovada. b.
Resposta:
Tendência Progressista Libertadora.
Tendência Progressista Libertadora.
Tendência Progressista Libertadora.
Explicação:
METODOLIGIA DO ENSINO DE PSICOLOGIA
Conforme indica Freire (1996), estudar o passado é fundamental para trazer à memória de nosso corpo consciente o motivo de muitos acontecimentos do presente, para não os repetir, ao mesmo tempo em que se vai além das marcas deixadas. Paulo Freire busca a humanização do sujeito, para superar sua condição e herança histórica de mutismo, assistencialismo e domesticação do corpo, denunciando uma educação tradicional e bancária que visa exclusivamente depositar informações no aluno.
Embora a concepção dele seja marcada pela atuação não-formal, ou seja, fora das instituições escolares, diversos professores adotam seus pressupostos em sua prática no ambiente escolar.
Nessa perspectiva, a concepção de Paulo Freire que visa uma transformação/educação crítica é chamada de:
RESPOSTA: Tendência Progressista Libertadora.
As tendências pedagógicas originaram-se no seio dos movimentos sociais, em tempos e contextos históricos distintos que buscaram atender a demanda social vigente naquele período, ora contemplando os trabalhadores, ora as classes dominantes. Nesse contexto, perceber as diferenças entre as várias tendências pedagógicas presentes na educação brasileira e suas implicações nas práticas pedagógicas, bem como destacar o papel do professor como agente essencial para identificar quais são as principais contribuições dessas tendências para a construção de um modelo didático que atenda às necessidades da sociedade atual são algumas das importantes reflexões necessárias ao profissional de Psicologia.
Tendo em vista os fatores apresentados, analise as afirmativas a seguir.
I. A condução das atividades docentes deve contemplar apenas o aspecto pedagógico, sendo neutra no que tange aos pressupostos éticos e políticos.
II. Os contextos social e institucional possuem influencia direta na prática docente e na escolha da metodologia a ser empregada em sala de aula.
III. As tendências pedagógicas, em sua totalidade, visam o afastamento da educação dos condicionantes sociopolíticos, buscando assim a neutralidade científica.
IV. As tendências pedagógicas são diferenciadas segundo os critérios e posições que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola.
Agora, assinale a alternativa correta.
RESPOSTA: Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
O estudo das diferentes abordagens de ensino ou tendências pedagógicas que se manifestam na prática escolar oferece subsídios para o direcionamento da ação docente, tornando-a consciente e intencional, permitindo ainda a compreensão crítica de seu próprio contexto histórico e político. Libâneo (2006), grande estudioso dessa temática, afirma que essas abordagens ou tendências podem ser classificadas em liberais e progressistas. Considerando as características e pressupostos inerentes à abordagem da Pedagogia Liberal, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A Pedagogia Liberal encontra-se relacionada ao liberalismo como categoria política articulada ao regime econômico capitalista.
( ) Essa abordagem de ensino defende a predominância da liberdade e dos interesses individuais, figurando principalmente as classes sociais dominantes.
( ) A Pedagogia Liberal preocupa-se com as desigualdades culturais, tratando os alunos diferentemente segundo sua classe social.
( ) Abordagem que não apresenta subdivisões, tendo como premissa a manutenção do modelo social vigente, onde a educação é o principal agente desse processo.
( ) Nesta concepção, a escola teria como papel preparar os alunos para desempenhar determinados papéis sociais, segundo suas aptidões.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
RESPSOTA: V – V – F – F – V.