A degeneração gordurosa refere-se ao acúmulo anormal de gordura no citoplasma celular e seus dois principais tipos são a esteatose e a lipidose. Sobre a esteatose, é correto afirmar que:
A interferência no metabolismo de gorduras por agentes agressores se dá exclusivamente pelo aumento da captação e síntese dos ácidos graxos.
O etilismo causa degeneração gordurosa por meio do excesso de NAD e de acetil-CoA, moléculas importantes para a síntese de lipídeos.
A esteatose relacionada à síndrome metabólica ocorre pela diminuição de radicais livres e transporte excessivo de lipídeos por lipoproteínas.
Os agentes tóxicos podem levar à esteatose pelo bloqueio na utilização de triglicerídeos, sem que a síntese proteica seja reduzida.
Na maioria dos órgãos, a esteatose apresenta um padrão macrogoticular. A exceção é o fígado, cujo padrão é microgoticular.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Resposta:
Na maioria dos órgãos, a esteatose apresenta um padrão macrogoticular. A exceção é o fígado, cujo padrão é microgoticular.
A esteatose acontece com o acúmulo de gordura em algum órgão, geralmente ela acontece no fígado, mas pode acontecer em outros órgãos, mas é bem mais incomum. (alternativa 5).
Metabolismo das gorduras
As gorduras são metabolizadas nos músculos e no fígado principalmente, outra parte é metabolizada pelos demais tecidos, mas as gorduras precisam estar separadas em monômeros ou em pequenas quantidades de lipídios em grupos.
O fígado é o principal metabolizador, liberando também monômeros de ácidos graxos na circulação para os demais tecidos usarem.
Mais sobre metabolismo dos lipídios
https://brainly.com.br/tarefa/25272841
#SPJ2