De acordo com o texto, garimpeiros, grileiros e madeireiros aumentaram o avanço em áreas protegidas porque: A a saúde tornou-se secundária nas ações do Estado, facilitando a baixa fiscalização e proteção de tais áreas. B agentes do governo estão trabalhando precariamente, o que facilita a entrada desses indivíduos nessas áreas durante a pandemia. С as medidas de isolamento social dificultam o acesso a esses locais por parte dos agentes do governo. D houve um crescimento do número de agentes para fiscalizar as áreas protegidas. E agentes do governo ganharam instrumentos para intensificar e atuar diretamente no avanço de áreas protegidas.
Respostas
Resposta:
Letra C
Explicação:
É possível chegar nessa conclusão por causa do seguinte trecho do texto:
"[...] relataram a exposição a invasores como grileiros, garimpeiros e madeireiros, que se aproveitam da crise na saúde para avançar em áreas protegidas. Por causa da pandemia, órgãos ambientais, indigenistas e o Exército estão funcionando de modo mais precário, segundo contam lideranças nas aldeias. Agentes do governo se afastaram do trabalho ou reduziram o ritmo das atividades para evitar o contágio do vírus. Nessa situação, invasores viram brechas para agir. [...]"
Por causa das medidas da pandemia, os agentes do governo não podem ficar indo para esses locais, e por isso trabalham precariamente. A Letra B está errada, pois dá sentido que eles estão trabalhando precariamente por vontade própria, o que não é correto, já que a principal causa disso é as medidas de isolamento social.
Resposta:
letra B
Explicação:
é a única que condiz com o texto