4. (UNICENTRO 2011) Segundo Marcellino (1988), “A base da vida social é constituída pela produção de bens materiais, produzidos pelo homem, para suprir as suas necessidades”. A respeito do processo de trabalho e produção social na sociedade moderna, assinale V (verdadeiro) ou F (falso), conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.
( ) A segregação ocupacional dos gêneros pode ser definida como a concentração de homens e mulheres em diferentes tipos de empregos ditos “femininos” ou “masculinos”.
( ) O trabalho na sociedade capitalista não incorpora valor aos meios de produção, porque deixa de ser fonte de riquezas.
( ) O trabalho, como nos países industrializados, é um elemento estruturador, a experiência de desemprego é, geralmente, desorientadora na vida da maioria dos cidadãos.
( ) O desenvolvimento de uma divisão do trabalho extremamente complexa e diversa é uma das características dos sistemas econômicos das sociedades modernas. A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
a) V F V V
b) V V V F
c) F V F V
d) F F V V
e) V F F V
Respostas
respondido por:
0
A alternativa A é a que melhor apresenta a estrutura da organização social a partir do viés capitalista. Logo, V F V V.
O erro da segunda alternativa se apresenta no fato do valor das grandes empresas serem colocados junto dos meios de produção.
O ponto principal das teorias de Marx iam na direção do proletariado sobrepondo a dominação da burguesia, fato que acontece nas sociedades industrializadas, o que marca a alternativa 1 e 3 como corretas.
Por fim, o capitalismo é soberano graças ao desenvolvimento das economias em um nível global, o que apesar de possuir diversas falhas como o aumento das desigualdades, acaba sendo mais atrativo do que o projeto socialista.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás