Respostas
Resposta:
Olá, Bom Dia.·
Explicação:
O Corcunda de Notre-Dame ou Notre-Dame de Paris é um romance histórico. Victor Hugo – que detinha um talento para a arte – além de ser o autor desta obra, ele deu contribuições à poesia e era ativo em causas sociais da França , como a dos direitos humanos.
O romancista também foi um dramaturgo, artista, estadista e ensaísta. Seu objetivo era conscientizar e preservar o patrimônio histórico Catedral de Notre-Dame.
Victor Hugo foi o maior poeta romântico da França, sendo o “pai” de diversas obras consagradas como o romance medieval “O Corcunda de Notre-Dame”.
A história tem como centro a tragédia do corcunda Quasímodo e da cigana Esmeralda. O desfecho se dá na grandiosa catedral com arquitetura gótica e, também, nas construções de Paris. A história é admirável e ao mesmo tempo triste, com amores platônicos e até impossíveis de seus personagens.
Victor Hugo teve o talento e a perspicácia na composição desse romance. Na obra “O Corcunda de Notre-Dame” ele reuniu heróis e vilães como já é esperado em uma obra, mas também colocou ciganos e nobres, religiosos e vagabundos, padres e leigos de maneira que tudo estava interligado.
Com grande imaginação, Hugo faz os leitores passarem por variadas emoções que vão do grotesco ao maravilhoso, do profano ao sagrado, da ansiedade à comoção.
O enredo agitado da narrativa “O Corcunda de Notre-Dame” se dá diante da paixão arrebatadora do Arquidiácono Claude Frollo pela cigana Esmeralda. Um sentimento patológico disposto a qualquer tipo de insanidade, inclusive infringir leis e cometer crimes.
Na obra, o Arquidiácono começa a ter pensamentos que o tiram de si nas ruas de Paris. Ele é tomado por alucinações. Com isso, o autor transmite os devaneios do personagem para o leitor, que ao findar a obra fica com um sentimento de tormento. Quasimodo reside em um ambiente insalubre e é filho de criação de Frollo.
O título “O Corcunda de Notre-Dame” foi replicado em diversos idiomas e projetado para todos os países da Europa. A obra também teve sua versão nas telas dos cinemas.
O “Corcunda de Notre-Dame” se dá em Paris, no século XV. Toda sua trama é na época medieval e a Catedral de Notre-Dame é o cenário de destaque da obra. Ela é a principal igreja da cidade. É na Igreja de Nossa Senhora de Paris que Quasímodo, ainda uma criança, é abandonado por sua família por conta das deformações de nascença em seu corpo.
A obra também tem como personagem a jovem cigana, chamada Esmeralda, que dança na praça da Catedral de Notre-Dame. Seus traços físicos causam desconforto no Arquidiácono Claudio Frollo. A cigana é bela e jamais ele tinha visto mulher igual àquela. Com receio de não resistir e ceder à tentação diante da beleza de Esmeralda, o Arquidiácono ordena que o disforme, Quasímodo, rapte a moça.
Precisando e so chamar.·
Espero ter Ajudado.·