Gil Vicente é autor de algumas das principais peças do
chamado teatro humanista português, cujas características
dramáticas preservavam muitos elementos medievais,
mas introduziam várias novidades relacionadas ao espírito
burguês em ascensão. Nesse trecho de Auto da Barca do
Inferno, as características ligadas ao mundo medieval são
evidenciadas por meio do(a)
Anjo — Que quereis?
Fidalgo — Que me digais, pois parti tão sem aviso, se
a barca do Paraíso é esta em que navegais.
Anjo — Esta é; que demandais?
Fidalgo — Que me deixeis embarcar. Sou fidalgo de
solar, é bem que me recolhais.
Anjo — Não se embarca tirania neste batel divinal.
Fidalgo — Não sei por que haveis por mal que entre a
minha senhoria...
Anjo — Para vossa fantasia mui estreita é esta barca.
a) teor moralizante do diálogo, pois a nobreza de sangue
não significa nobreza de caráter.
b) referência positiva à nobreza de baixo extrato, encarnada
pela figura do fidalgo.
c) alusão à fantasia como um elemento importante para o
espírito humano.
d) desconstrução do discurso maniqueísta de pecado e
salvação.
e) valorização do profano em viés cômico e satírico
Respostas
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Resposta:
c) alusão à fantasia como um elemento importante para o
espírito humano.
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