• Matéria: História
  • Autor: Lis110
  • Perguntado 3 anos atrás

Entre os anos 1810 e 1820, […] o inimigo comum era a Espanha. Todos os esforços concentravam-se para acabar com o domínio da Espanha. A tônica dos discursos era a liberdade.


Liberdade, entretanto, não é um conceito entendido de forma única; tem significados diversos, apropriados também de formas particulares pelos diversos segmentos da sociedade.


(Maria Lígia Prado. A formação das nações latino-americanas, 1985.)


Entre os “significados diversos” do conceito de liberdade, presentes nas lutas de independência na América Hispânica, é correto afirmar que:


a) para os indígenas, liberdade associava-se à restauração do Império Inca e, para os comerciantes ingleses, liberdade relacionava-se à persistência do monopólio comercial metropolitano.

b) para as ordens religiosas, liberdade representava o direito de cobrar tributos das comunidades indígenas e, para as elites criollas, liberdade associava-se ao fim do trabalho escravo

c) para as populações escravizadas, liberdade representava a abolição do trabalho compulsório e, para os membros da Igreja Católica, liberdade associava-se ao direito pleno de escolha religiosa.

d) para os membros das elites criollas, liberdade relacionava- se ao fim do controle metropolitano sobre o comércio colonial e, para os indígenas, liberdade representava o direito à terra.

e) para os representantes administrativos da metrópole, liberdade associava-se ao direito de retornar à Espanha e, para os africanos escravizados, liberdade relacionava-se à volta para a África.​

Respostas

respondido por: Hell0k1tty11
2

Resposta:

D)  Para os membros das elites criollas, liberdade relacionava- se ao fim do controle metropolitano sobre o comércio colonial e, para os indígenas, liberdade representava o direito à terra.

Perguntas similares