b) Segundo o escritor, qual é o papel da lite- ratura africana na luta contra o colonia- lismo e em favor da independência dos países africanos?
Respostas
Resposta:
A literatura africana é o reflexo da vida social do povo, ela é ligada aos processos de modernização e urbanização; e pode criar novas formas e estilos. Por consequência do processo de colonização, a literatura parece ter adquirido um posicionamento especial na antropologia, criando etnografias[2] sobre como seria o continente e seus habitantes. Tal processo é diretamente próximo à ocupação colonial.
Elísio Macamo elaborou uma classificação do conhecimento sobre a literatura africana que são: conhecimento tradicional, africano e colonial (MACAMO, 2002). Nessa conformidade, desprezando a ideia de cronologia pode-se pensar que a tradição oral seria uma forma de literatura tradicional, e está presente em todas as culturas africanas, baseando-se nas relações que são o repertorio histórico pertencente à comunidade, ao grupo e à sociedade.
A literatura colonial seria aquela elaborada por uma produção de textos de origem etnográfica, biográfica escrita pelos missionários. Os missionários, também, seriam reguladores de línguas nativas, agora domesticada em gramáticas, dicionários, etc. (COUTO, 2009; MENDONÇA, 1999). Francisco Noa, em sua análise sobre literatura colonial, relata que existe uma literatura produzida a respeito da África a partir de um “olhar externo”, em constante renovação (NOA, 1999).