• Matéria: História
  • Autor: anabelledrogada
  • Perguntado 3 anos atrás

Pfv me ajides
1.Após a deposição de Getúlio Vargas em 1945, venceu as eleições Eurico Gaspar Dutra (1946-1951), candidato do Partido Social Democrático (PSD). Ele assumiu a presidência em 1946 e, nesse mesmo ano, apresentou uma nova Constituição, promulgada em setembro. Quais eram as características da nova Constituição?
2. O slogan de Juscelino Kubitschek (1956-1961) durante sua campanha política, “50 anos em 5” (50 anos de progresso em cinco anos de governo), traduziu-se em seu governo na elaboração do Plano de Metas. Qual era a prioridade desse Plano?
3. Marcado pela instabilidade política e econômica, e sem um programa claro para combater a inflação, o governo de Jânio retomou as relações com o FMI, adotando medidas econômicas sugeridas pelo órgão. Mas elas não resolveram o problema do país e contribuíram para mergulhá-lo ainda mais em dívidas externas, na inflação e na recessão. Durante seu governo, Jânio Quadros adotou uma série de medidas polêmicas. Que medidas eram essas?
4. O Serviço de Proteção aos Índios (SPI) continuou atuando; porém, eram recorrentes as denúncias de corrupção e desvios administrativos. Os indígenas também viam seus espaços sendo desrespeitados por agricultores e tropeiros. Nesse contexto, surgiu a ideia de criar reservas indígenas no Brasil. Qual foi o objetivo dessa iniciativa?
5. O período comumente denominado de “anos dourados” marcou uma etapa da recente história brasileira associada ao desenvolvimentismo (abertura de rodovias, expansão da rede hidrelétrica, implantação da indústria automobilística, descentralização da capital) e à atmosfera cultural marcada pelo surgimento da Bossa Nova. A que governo tal período está associado?
A.
Juscelino Kubistchek.
B.
João Goulart.
C.
Getúlio Vargas.
D.
Eurico Gaspar Dutra.

Respostas

respondido por: juliagomes2010os
2

Explicação:

Em 1945, a ditadura do Estado Novo chegou ao fim e foi substituído por um regime democrático. O Estado Novo entrou em crise por pressão das forças políticas de oposição, tanto de caráter elitista como popular. Getúlio Vargas, que comandou os destinos do Brasil durante quinze anos previu as dificuldades em torno da manutenção do governo ditatorial.

Por conta disso tentou se manter no poder fazendo algumas concessões políticas. Nos primeiros meses de 1945 decretou a anistia e teve início o processo de reorganização dos partidos políticos com a indicação de candidatos a presidência da República, com eleições marcadas para dezembro.

Tentativas de continuismo

Habilmente, Getúlio patrocinou a formação de dois partidos políticos: o Partido Social Democrático (PSD), que representava os interesses das oligarquias vinculadas aos interventores getulistas; e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), vinculado à estrutura sindical trabalhista subordinada ao Estado varguista.

As manobras políticas de Getúlio foram mais além, com a legalização do Partido Comunista Brasileiro (PCB) que havia sido desarticulado e perseguido durante seu governo ditatorial. O PSB, o PTB e o PCB patrocinaram um amplo movimento que pregava a "Constituinte com Getúlio".

Conhecido também como movimento "queremista", a aliança entre essas forças políticas em apoio a um governo de "União nacional com Getúlio" alertou os chefes militares para a possibilidade de Vargas vir a boicotar as eleições, com objetivo de se manter no cargo. Por conta disso, em 29 de outubro de 1945, um golpe liderado pelos generais Góes Monteiro e Eurico Gaspar Dutra depuseram Getúlio Vargas da presidência da República.

marca como a melhor resposta por favor !!!!!


anabelledrogada: OBGGG
juliagomes2010os: dnd ♥️
Perguntas similares