"Quando as crianças iniciam o seu processo de escolarização, por volta dos três anos, elas já vivenciaram diferentes experiências cotidianas nas quais se relacionaram com noções matemáticas (contagem, relações quantitativas e espaciais etc.). Mesmo ainda não sendo alfabetizadas, as crianças precisam fazer descobertas, tecer relações, organizar o pensamento, o raciocínio lógico, situar-se e localizar-se espacialmente. O trabalho com problemas em Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental permite produzir novos conhecimentos a partir dos conhecimentos que já se têm e em interação com novos desafios. Por ainda não estarem alfabetizadas, o desenho das crianças se torna uma forma de registro privilegiada para a construção de seu pensamento matemático no início do processo de alfabetização." Considerando a importância do desenho como registro matemático, Madalena ficou preocupada em inserir no seu planejamento de aula atividades baseadas na resolução de problemas, que solicitassem aos seus alunos do 2º período o registro da resolução construída por eles. Imagine que você é um professor do 2º período e vai elaborar uma atividade matemática baseada na resolução de problemas, na qual os alunos farão o registro da resolução do jeito deles. Pense em duas soluções possíveis de serem registradas pelas crianças.
Respostas
Padrão de resposta esperado
Atividade: Jogo da "Pipoca"
A turma será dividida em dois grupos. Cada grupo receberá várias folhas de jornal e de revistas para que façam muitas pipocas (representação) amassando essas folhas. A pipoca de jornal vale um ponto e a de revista dois. Cada grupo ficará de um lado da quadra e receberá a mesma quantidade de pipocas de revista e jornal que o outro grupo receber. Cada grupo jogará as pipocas do lado oposto do seu lado da quadra, o objetivo é não deixar nenhuma pipoca do seu lado da quadra. Dado um tempo de cinco minutos, o jogo para e cada grupo vai fazer a contagem dos pontos a partir das pipocas que ficaram do seu lado da quadra. Ganha o jogo o grupo que tiver menos ponto. Cada grupo deverá registrar em folha Kraft a forma como realizou a contagem. Ex.: Ao final dos cinco minutos, o grupo 1 ficou com 5 pipocas de jornal e 4 de revista, e o grupo 2 ficou com 6 pipocas de revista e 5 de jornal.
Registro grupo 1 - Os alunos desenharam em uma cesta cinco bolinhas (pipocas de jornal ) e para cada pipoca da revista desenharam duas bolinhas (oito bolinhas). Contaram todas as bolinhas e chegaram ao resultado final de 13 pontos.
Registro do grupo 2 - Os alunos desenharam a quadra, os alunos na quadra, a professora, 10 pipocas de jornal e 10 pipocas de revista. Circularam as cinco pipocas de jornal que eles ficaram e depois circularam as seis de revista. Em cada pipoca de revista, desenharam dois pontinhos e um pontinho nas pipocas de jornal. Depois contaram os pontinhos e chegaram ao resultado de 17 pontos.
Oralmente, pode-se perguntar qual foi o grupo vencedor.