Leia o trecho a seguir:
“Os mecanismos pelos quais os fármacos atravessam as membranas e as propriedades físico-químicas das moléculas e das membranas que influenciam essa transferência são essenciais para a compreensão da disposição dos fármacos no organismo humano.”
Fonte: HILAL-DANDAN, R.; BRUNTON, L. Manual de farmacologia e terapêutica de Goodman & Gilman. Porto Alegre: AMGH, 2015.
Considerando o conteúdo estudado sobre o transporte dos fármacos através das membranas, analise as afirmativas a seguir:
I. Os fármacos atravessam as membranas lipídicas principalmente por difusão passiva e transferência mediada por transportadores.
II. A conformação estrutural, grau de ionização e peso molecular influenciam o transporte do fármaco e sua presença no local de ação.
III. Para ácidos e bases fracas, a espécie ionizada pode difundir-se facilmente através de membranas lipídicas.
IV. A velocidade de difusão da molécula do fármaco é diretamente proporcional ao peso molecular.
Está correto apenas o que se afirma em:
II e III.
III e IV.
II e IV.
I e II.
I e III
Respostas
Resposta:
I e II
Explicação:
OS FARMACOS ATRAVESSAM AS MEMBRANAS LIPIDICA E A CONFORMAÇAO ESTRUTURAL, GRAU DE IONIZAÇAO E PESO DA MOLECULA
Em relação ao transporte de fármacos através de membranas, está correto o que foi dito nas alternativas I e II.
I. Os fármacos atravessam as membranas lipídicas principalmente por difusão passiva e transferência mediada por transportadores.
II. A conformação estrutural, grau de ionização e peso molecular influenciam o transporte do fármaco e a sua presença no local de ação
Transporte de fármacos
A absorção, distribuição, metabolismo e excreção de um fármaco considera a sua passagem pelas membranas celulares.
É necessário conhecer os mecanismos pelos quais os fármacos os atravessam, bem como as propriedades físico-químicas das moléculas e membranas que alteram essa transferência, para compreender a disposição dos fármacos no corpo humano.
Geralmente, o fármaco deve atravessar as membranas plasmáticas de várias células para atingir o seu local de ação.
As barreiras ao movimento do fármaco podem ser uma única camada de células (epitélio intestinal) ou múltiplas camadas de células e proteínas extracelulares (pele), sendo a membrana plasmática a barreira mais comum à distribuição do fármaco.
Saiba mais sobre fármacos em: https://brainly.com.br/tarefa/43876842
#SPJ2