• Matéria: História
  • Autor: gustavobeirao10
  • Perguntado 3 anos atrás

Anos de 852-862 - O número dos navios aumenta. A multidão dos Normandos não deixa de crescer; por toda a parte os cristãos são vítimas de massacres, pilhagens, devastações, incêndios, cujos testemunhos subsistirão enquanto durar o mundo. Tomam todas as cidades que atravessam sem que alguém lhes resista; tomaram as de Bordéus, Périgueux, Limoges, Angouleme e Tolosa. Angers, Tours, como Orleans, são destruídas; muitas cinzas de santos são roubadas. Assim se realiza, pouco mais ou menos, a ameaça que o Senhor proferiu pela boca do seu profeta: "Um flagelo vindo do norte se espraiará sobre os habitantes da Terra."(Ermentaire, século IX).O documento anterior relaciona-se: Escolha uma opção: a. às revoltas camponesas derivadas das excessivas cobranças dos direitos senhoriais. b. ao avanço dos cruzados rumo ao Oriente e aos atos de selvageria por eles cometidos. c. às invasões sofridas pela Europa no contexto da queda do Império Romano do Ocidente. d. à bem-sucedida política expansionista comandada pelo imperador bizantino Justiniano. e. às invasões sofridas pela Europa Ocidental no contexto da fragmentação do Império Franco.

Respostas

respondido por: marquesdopradomariag
0

Resposta: "a. às revoltas camponesas derivadas das excessivas cobranças dos direitos sensoriais."

Explicação: Por toda a parte os cristãos são vítimas de massacre, pilhagem, devastações, incêndios.

respondido por: EduardoPLopes
0

É correta a alternativa E, de modo que o "flagelo que veio do norte" era uma referência aos ataques dos povos escandinavos (vindos da Noruega e Suécia, portanto, do norte da Europa) e o "alvo" destes ataques eram territórios nas atuais França (onde houve a fragmentação do Império Franco), Inglaterra e Escócia.

Estes ataques se intensificariam até o Século XI, tendo os escandinavos chegado a cercar a própria Paris e a ocupar, temporariamente, terras na Escócia e a submeter os reinos nas duas regiões. Depois do Século XI os defensores começariam a expulsar os invasores vikings e retomariam o controle independente destas terras, o que fortaleceria as monarquias locais no sentido de caminhar em direção a um processo de unificação alguns séculos mais tarde.

Mais sobre o tema em;

https://brainly.com.br/tarefa/8523717

Anexos:
Perguntas similares