"A estratégia de posicionamento e diferenciação da empresa deve mudar, uma vez que o produto, o mercado e os concorrentes mudam ao longo do ciclo de vida do produto (CVP)" (KOTLER; KELLER, 2012, p. 330). O ciclo de vida de um produto é composto pela análise de diferentes etapas, ou seja, pela análise do momento em que o produto e/ou serviço se encontra no mercado, sendo verificadas as etapas de: (1) introdução, (2) crescimento, (3) maturidade e (4) declínio. Em cada uma das etapas do ciclo de vida, a organização apresenta ações e posicionamentos diferenciados. Considerando as informações apresentadas e a partir dos conteúdos estudados no material, discuta como as organizações, seus produtos e/ou serviços se apresentam em cada uma das etapas do ciclo de vida de um produto, abordando o preço, as ações de marketing, a forma de posicionamento etc. Referência: KOTLER, P. ; KELLER, K. L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
Respostas
Resposta:
Entendemos que os produtos têm vida limitada. As vendas dos produtos transpõem estágios diferentes, cada qual com suas adversidades e oportunidades distintos. Os lucros oscilam nos diferentes estágios do ciclo do produto. Os produtos exigem estratégias diferentes de marketing, finanças, produção, compras e recursos humanos para cada etapa de seu ciclo. Os ciclos de vida do produto normalmente são divididos em quatro estágios:
A introdução consiste no estágio inicial do produto, ou seja, é a fase em que o produto é introduzido no mercado, em tal período é possível notar um baixo volume de produção e de vendas, neste estágio não há lucros.
Crescimento constitui-se no início da vida do produto, ou seja, nesse período o produto começa a se firmar no mercado, é quando ele começa a ter aceitação do público alvo. Nessa fase surgem os concorrentes.
Quanto a maturidade, é uma fase em que as vendas apresentam baixo crescimento. Nesse período os níveis de lucro também se tornam estáveis ou, então diminuem. Isso ocorre devido aos gastos que a empresa tem para que o produto seja defendido perante a concorrência. Quando o produto chega na saturação as características de competitividade tornam-se mais acirradas.
E o declínio é quando o produto começa a perder participação no mercado, isto é, as vendas da empresa começam a cair e, consequentemente, os lucros começam a cair.
Explicação:
Resposta:
1 2 3 4 está é a resposta da atividade