03. Qual o principal motivo que levou os reis ibéricos a colonizarem, no século XVII, a região que hoje chamamos de Amazônia?
Respostas
Resposta:
Durante todo o século XVI a Amazônia foi ignorada pelos portugueses que, então, colonizavam a costa leste do Brasil. Nesse século, a presença portuguesa deu-se quase inteiramente dentro dos limites estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas.
Foram, sim, conquistadores de outras nacionalidades que percorreram trechos da vasta região amazônica no século XVI. O primeiro deles foi o espanhol Vicente Eañes Pinzón. Ele chegou à foz do rio Amazonas, ao qual chamou Mar Dulce, poucas semanas antes de a esquadra de Pedro Álvares Cabral aportar na Bahia. Voltando à Espanha, ele relatou a Pedro Mártir de Anghería sobre a região, que registrou o fato de que haveria ali muito ouro. Começa a se formar a lenda do El Dorado, uma terra onde aquele metal precioso seria pavimento do chão. Sua capital seria Manoa. Esse foi um dos grandes mitos da colonização da América.
Foi somente durante o período da união dinástica entre Portugal e Espanha, entre 1580 e 1640, quando o império português foi governado por reis espanhóis, que a Amazônia começou a receber povoamento português.
Resposta:
A exploração de frutos como o cacau e a castanha ganham uma forte conotação comercial. 1750 – Os reis de Portugal e Espanha assinam o Tratado de Madri - por meio deste, quem usava e ocupava a terra teria direito a ela. Com isso, os portugueses conseguem direito sobre a Amazônia.