• Matéria: Português
  • Autor: thaisoliveirafaria23
  • Perguntado 3 anos atrás

[...] Zacimba Gaba foi uma princesa guerreira cuja história foi, por muitos, esquecida, devido ao projeto que se impôs no Brasil de apagar a memória da escravidão.
 
Trata-se de uma princesa do reino de Cabinda, na Angola, África, nascida no século 17, que comandou seu povo numa guerra contra a invasão portuguesa na região costeira. Cabinda, na década de 1690, foi praticamente dizimada pelas tropas portuguesas e seus sobreviventes foram capturados e mandados ao Brasil como escravos.
 
No Espírito Santo, Brasil, ela foi vendida junto a 12 de seus súditos ao fazendeiro português José Trancoso. No campo de trabalho, Zacimba foi cruelmente castigada por não se submeter às ordens do senhor. Num primeiro momento, Trancoso não tinha noção do status de Zacimba entre os angolanos, mas percebeu logo o diferente tratamento dado a ela. [...]

A narrativa destacada nesse texto revela que o processo de escravização da monarca cabinda se desenvolveu a partir

a) da aprovação da criação de feitorias pelas diferentes etnias em Angola.

b) da necessidade mercantilista de abastecer a mão de obra da colônia.

c) de favores políticos entre os governos metropolitano e da costa africana.

d) do incentivo à criação de quilombos e mocambos pela Coroa Portuguesa.


 

Respostas

respondido por: lus705076
0

Resposta:

c) favores políticos entre os governos metropolitano e da costa africana.

respondido por: criaesse2
0

Resposta:

Letra B)

Explicação:

A narrativa destacada nesse texto revela que o processo de escravização da monarca cabinda se desenvolveu a partir da necessidade mercantilista de abastecer a mão de obra da colônia. Isso fica evidente ao mencionar que Cabinda foi "dizimada" pelas tropas portuguesas e que os sobreviventes foram capturados e mandados ao Brasil como escravos para trabalhar em uma fazenda portuguesa.

Perguntas similares