O glicogênio é a reserva de glicose das células animais, sendo que os hepatócitos e as fibras musculares esqueléticas possuem as maiores concentrações intracelulares de glicogênio. Quando ocorre a glicogenólise, são liberadas unidades de glicose-6-fosfato, que não possuem afinidade por GLUT e, portanto, não saem das células. A enzima glicose 6-fosfatase é responsável em catalisar a clivagem do fosfato da glicose-6-fosfato, o que resulta na formação da glicose livre, que interage com GLUT e consegue sair da célula.
Com relação às informações do texto, analise o excerto a seguir, completando as lacunas.
Nas células ____________, o glicogênio fornece as moléculas de glicose para a via glicolítica para a produção de energia, visto que essas células consomem muita energia. As células ____________ são as únicas que possuem a enzima ____________ que permite a liberação de glicose para a corrente sanguínea. Em casos de doenças ____________, a capacidade desse tecido em liberar glicose durante o jejum e período entre refeições fica prejudicada, o que resulta em ____________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Escolha uma:
a.
musculares / beta-pancreáticas / glicose-6-fosfatase / pancreáticas / hiperglicemia.
b.
hepáticas / musculares / insulina / hepáticas / hipoglicemia.
c.
musculares / hepáticas / glicose-6-fosfatase / hepáticas / hipoglicemia.
d.
musculares / hepáticas / insulina / pancreáticas / hiperglicemia.
e.
hepáticas / musculares / glicose-6-fosfatase / musculares / hiperglicemia.
Respostas
Resposta:
musculares / hepáticas / glicose-6-fosfatase / hepáticas / hipoglicemia. Correto
Explicação:
Com referência ao glicogênio, a alternativa correta das palavras que completam as lacunas é a letra C) musculares / hepáticas / glicose-6-fosfatasse / hepáticas / hipoglicemia. O texto seria o seguinte:
Nas células Musculares, o glicogênio fornece as moléculas de glicose para a via glicolítica para a produção de energia, visto que essas células consomem muita energia. As células hepáticas são as únicas que possuem a enzima glicose-6-fosfatasse que permite a liberação de glicose para a corrente sanguínea. Em casos de doenças hepáticas, a capacidade desse tecido em liberar glicose durante o jejum e período entre refeições fica prejudicada, resultando em hipoglicemia.
Glicogênio
O glicogênio é o combustível de reserva, ou seja, é o polissacarídeo de reserva energética nos animais, e se acumula no fígado e nos músculos dos vertebrados. Além disso, pequenas quantidades de glicogênio podem ser encontradas em algumas células gliais do cérebro.
Devido à capacidade de armazenamento do glicogênio, as alterações na pressão osmótica que a glicose livre pode causar no interior da célula e no meio extracelular são comprimidas ao máximo.
Se o organismo ou a célula solicitarem um suprimento emergência de energia, o glicogênio é degradado novamente em glicose, ficando disponível para o metabolismo energético.
Saiba mais sobre glicogênio em: https://brainly.com.br/tarefa/15783116
#SPJ2